Educação sentipensante e o centenário de Orlando Fals Borda

Entrevista com Lola Cendales González

Autores

  • João Colares da Mota Neto Universidade do Estado do Pará
  • Rúbia Hoffmann Ribeiro Universidade de Caxias do Sul
  • Danilo Romeu Streck Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.33.20551

Palavras-chave:

Educação Popular, Lola Cendales González, Orlando Fals Borda

Resumo

Por ocasião do I Congresso Internacional de Educação Básica: Artesanias no Educar e do III Encontro de Licenciatura, realizados entre 10 e 13 de março de 2025, a pesquisadora, pedagoga e educadora popular Lola Cendales Gonzálvez, da Universidad Pedagógica Nacional de Bogotá, na Colômbia, esteve na Universidade de Caxias do Sul. Como forma de homenagem ao centenário de nascimento de Orlando Fals Borda, a Cátedra UNESCO Educação em Cidadania Global e Justiça Socioambiental realizou a presente entrevista, na qual Lola novamente nos com sua experiência enquanto pesquisadora e educadora. Nela, reflete sobre a influência de educadoras e educadores brasileiros em sua trajetória, sua relação com Orlando Fals Borda, os desafios da educação popular na contemporaneidade e sua profunda articulação com a memória e a história.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Colares da Mota Neto, Universidade do Estado do Pará

    Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e às Licenciaturas em Pedagogia e Ciências da Religião. Bolsista de Pós-Doutorado Sênior do CNPq, em conexão com a Cátedra UNESCO de Educação para a Cidadania Global e a Justiça Socioambiental, da Universidade de Caxias do Sul. Realizou investigações de pós-doutoramento na Universidad de Sevilla e na Universidad de Málaga, Espanha. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com Doutorado Sanduíche na Universidad Pedagógica Nacional de Colombia. Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela UEPA. Desenvolve pesquisas nas áreas da Educação Popular e dos Estudos Decoloniais. Coordena a Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia, integra a coordenação do grupo de pesquisa e extensão "Pará Leitura" (Uepa) e participa do grupo de pesquisa "Viver em Plenitude: Educação Intercultural e Movimentos Sociais", na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra a coordenação colegiada da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (UEPA-ACNUR/ONU) e é coordenador adjunto da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. É membro do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL) e sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Foi titular da Coordenadoria de Relações Internacionais da Uepa (2021-2024) e coordenador da Região Norte na Associação Brasileira de Educação Internacional - FAUBAI (2022-2023). Foi titular da Câmara de Internacionalização da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - ABRUEM (2021-2024). Atuou como professor visitante na Universidad de Málaga, Espanha (2020) e na Universidad de la Frontera, Chile (2023).

  • Rúbia Hoffmann Ribeiro, Universidade de Caxias do Sul

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), linha História e Filosofia da Educação. Bolsista Taxista Capes/Prosuc. Possui graduação em História pela Universidade de Caxias do Sul (2021). Tem vivências na educação patrimonial e na educação social. Atualmente é professora da rede municipal de ensino de Farroupilha/RS. Interesse em temas como protagonismo feminino, educação não escolar, educação em direitos humanos, educação antirracista.

  • Danilo Romeu Streck, Universidade de Caxias do Sul

    Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1972), mestrado em Educação Teológica - Princeton Theological Seminary (1975) e doutorado em Fundamentos Filosóficos da Educação - Rutgers - The State University of New Jersey (1977). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Los Angeles, e no Max-Planck Institute for Human Development, em Berlim. É professor titular da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e professor jubilado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). íder do grupo de pesquisa Educação e pesquisa na América Latina: convergências teóricas e metodológicas e coordenador da Cátedra UNESCO Educação para a cidadania global e justiça socioambiental sediada na UCS. Atua principalmente nos seguintes temas: educação popular, mediações pedagógicas e processos participativos, pedagogia latino-americana, cidadania global e internacionalização da educação. Integrou o Comitê Assessor da área da Educação do CNPq (2013-2018) e o Comitê Assessor da área da Educação e Psicologia da FAPERGS (2013-2016). É co-editor da Revista International Journal of Action Research. Em 2019 recebeu o Prêmio Pesquisador Gaúcho (destaque em Educação), da FAPERGS

Downloads

Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Entrevista

Como Citar

Mota Neto, J. C. da, Hoffmann Ribeiro, R., & Romeu Streck, D. (2025). Educação sentipensante e o centenário de Orlando Fals Borda: Entrevista com Lola Cendales González. Reflexão E Ação, 33(1). https://doi.org/10.17058/rea.33.20551