O autoconhecimento na formação docente: reflexões a partir de uma oficina pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19706

Palavras-chave:

Formação de professores, Oficina pedagógica, Autoconhecimento

Resumo

Este estudo, com abordagem qualitativa, investigou o impacto de uma oficina de autoconhecimento na formação continuada de 34 professores de uma escola pública de Porto Alegre/RS. Utilizando a análise de conteúdo, a pesquisa buscou compreender como a oficina contribuiu para o desenvolvimento socioemocional dos docentes. Os resultados indicam que a atividade proporcionou um espaço para reflexão sobre o autoconceito e as potencialidades, fortalecendo a autoestima e promovendo a integração do grupo. Conclui-se que o autoconhecimento é fundamental para o desenvolvimento profissional docente, pois permite um melhor manejo das demandas da profissão e o bem-estar dos professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jussara Bernardi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PUCRS). Professora colaboradora dos cursos de Pós-graduação de Especialização em Psicopedagogia e Especialização em Alfabetização e Letramento (PUCRS). Integrante do grupo de pesquisa PROMOT - Processos motivacionais em contextos educativos (PUCRS). Temas de interesse: metodologias ativas, alfabetização matemática, discalculia, educação inclusiva, dificuldades e transtornos de aprendizagem. Professora na rede pública de educação municipal de Porto Alegre/RS. Porto Alegre/RS/Brasil. Email: jussara.bernardi002@edu.pucrs.br, telefone (51) 999565625.

  • Bettina Steren dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Programa de Pós-Graduação em Educação, Escola de Humanidades. Pós-doutorada no College of Education, The Univesity of Texas at Austin, EUA (2009-2010); Doutora em Psicologia Evolutiva e da Educação da Universidade de Barcelona. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação. Professora e pesquisadora da Escola de Humanidades (PUCRS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Processos Motivacionais em Contextos Educativos" (PUCRS). Tem experiência na área de Psicologia Educativa, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos motivacionais, metodologias criativas de ensino, mal-estar e bem-estar docente. Porto Alegre/RS/Brasil. Email: bettina@pucrs.br, telefone (51) 3320-3555.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Edição

Seção

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar

Como Citar

O autoconhecimento na formação docente: reflexões a partir de uma oficina pedagógica. (2024). Reflexão E Ação, 32(2), 81-98. https://doi.org/10.17058/rea.v32i2.19706