Comunidades Educativas como lugar metodológico da experiência na construção social do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17641

Palavras-chave:

Experiência, Comunidades Educativas, Epistemologia, Alternativas Pedagógicas

Resumo

O texto defende a ideia de que somente pela radical valorização da experiência em comunidades educativas pode-se falar de alternativas pedagógicas em uma educação integral em que culturas e educação se entrelaçam indissociavelmente. Considera que tais comunidades operam como lugar metodológico onde ocorre a fusão dos contextos de investigação e validação dos conhecimentos socialmente produzidos. Assim, este texto adere à crítica que o pensamento decolonial faz ao monoepistemologismo hegemônico no sistema escolar-acadêmico, investindo numa fissura epistemológica como condição necessária para emergir os “inéditos viáveis” que nos propõe Paulo Freire.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mauricio Antunes, Fundação Joaquim Nabuco

    Mauricio Antunes Tavares é sociólogo, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco desde 2007 e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (Fundaj-UFRPE) desde 2014. Antes atuou como educador popular e pesquisador em organizações não governamentais de 1990 até 2007, em São Paulo e no Recife.  Coordenada a pesquisa “Comunidades Educativas: estudos dos modos de ensinar e aprender o saberfazer” iniciado no segundo semestre de 2021, em parceria entre Fundaj, UFPE e Unicap. Recentemente publicou o livro “Nós para atar e desatar: relações entre educação e cultura”, em co-autoria com Rui Mesquita, pela Editora da UFPE (2019).

  • Rui Mesquita, Universidade Federal de Pernambuco

    Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Pernambuco (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e Pós-Doutorado na Universidad de Buenos Aires (UBA) com bolsa cedida pelo CAPES. Foi assessor da Prefeitura do Recife (2003-2006), desenvolvendo projeto de atendimento a jovens em situação de risco, em uma interface entre Educação, Política e Cultura (Que História é essa?). Tem experiência docente na área de ensino de Sociologia, Fundamentos Sociológicos da Educação, Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação Popular, Educação e Movimentos Sociais. Coordena o Laboratório de Inovação Política em Práticas Educativas (LaButuca), atuando principalmente nos seguintes temas: representação política, democracia, identidade, subjetividades coletivas, movimentos sociais, narrativa, educação popular, currículo e audiovisual. É professor assistente no Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação da UFPE desde novembro de 2009 e da Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação/UFPE (Linha: Subjetividades Coletivas, Movimentos Sociais e Educação Popular).

Downloads

Publicado

2022-08-20

Edição

Seção

Dossiê: Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina

Como Citar

Comunidades Educativas como lugar metodológico da experiência na construção social do conhecimento. (2022). Reflexão E Ação, 30(3), 53-68. https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17641