Bachillerato Integrado y Abandono Escolar: Un análisis del Instituto Federal do Paraná (2017- 2019)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16401

Palabras clave:

Bachillerato Integrado, Abandono escolar, IFPR

Resumen

El artículo tiene como objetivo analizar las relaciones entre el abandono escolar, y los arreglos curriculares del Bachillerato Integrado (EMI) en Brasil, específicamente observando cargas horarias y tiempos de duración de los cursos. Para eso, fue investigado un conjunto de 69 cursos del Instituto Federal do Paraná (IFPR), ofertados entre el 2017 y el 2019. Los datos fueron extraídos de la plataforma Nilo Peçanha (PNP) y analizados a la luz de la metodología cuantitativa propia. Fueron presentados dos conclusiones principales, que podrán contribuir para la formulación de políticas públicas y para pensar en los desafíos de la concepción político-pedagógica de la formación humana integral en la actual coyuntura educacional del país.

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Biografía del autor/a

  • Lucas Barbosa Pelissari, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR.
    Graduado em Licenciatura em Matemática (PUCPR) e Engenharia Civil (UFPR). Mestre em Educação (UFPR). Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Coordenador e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) do IFPR.
  • Patrícia da Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR.
    Graduada em Letras-Inglês (UNOPAR). Mestre em Estudos da Linguagem (UEL). Professora EBTT do IFPR Campus Arapongas.
  • David José de Andrade Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR.
    Graduado em Letras-Inglês (FAFIJA). Mestre e doutor em Letras (UFPR). Professor EBTT do IFPR Campus Jacarezinho.

Publicado

2021-11-22

Número

Sección

Dossiê temático: Ensino Médio e Educação Integral na América Latina

Cómo citar

Bachillerato Integrado y Abandono Escolar: Un análisis del Instituto Federal do Paraná (2017- 2019). (2021). Reflexão E Ação, 29(3), 89-104. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16401