A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA ATOR-REDE PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9739

Palavras-chave:

Rede sociotécnica, Desierarquização dos saberes, Antropologia das ciências e das técnicas, Social, Não-humano.

Resumo

Este artigo busca discutir, à luz da teoria ator-rede – opção teórico-metodológica do campo da antropologia das ciências e das técnicas baseada na etnografia de objetos –, os limites e as possibilidades de pesquisas, em especial, em educação. Para tal, são apresentadas seis noções chave que orientam a realização de investigações de um modo mais democrático, evidenciando, dessa forma, a indissociabilidade entre escolha epistemológica e escolha política. Considera-se que os procedimentos aqui discutidos também podem trazer contribuições significativas no sentido de redesenhar as fronteiras entre humano e nãohumano e de desfazer como absolutas dicotomias como natureza/sociedade, conhecimento científico/conhecimento popular, ciência/arte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fátima Teresa Braga Branquinho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Licenciada em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tem mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas/RJ, doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, pós-doutorado no Centre de Sociologie de lInnovation/ École Nationale Supérieur des Mines de Paris e no Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Imaginário/CFICH/UFPE. Atualmente é professora do Departamento de Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordena o Grupo de Pesquisa Contribuição da Antropologia das Ciências e das Técnicas para a Educação na linha de pesquisa Construção Social do Meio Ambiente do PPGMA - Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente - Doutorado Multidisciplinar/ Uerj.
  • Fátima Kzam Damaceno Lacerda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Formada em Licenciatura em Química e em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui Mestrado em Tecnologia de Processos Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado pelo Programa Multidisciplinar em Meio Ambiente da UERJ. Professora do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 1994 (DTPB/IQ/UERJ). Atualmente é Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UERJ atuando junto aos cursos semipresenciais de licenciatura da universidade. Possui experiência na área de Bioquímica, Processos Bioquímicos e Educação, com ênfase em Educação a Distância, principalmente nos seguintes temas: educação em ciências, educação ambiental, formação de professores.

Downloads

Publicado

2017-09-09

Edição

Seção

Pesquisas em Educação: perspectivas teórico-metodológicas

Como Citar

A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA ATOR-REDE PARA AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. (2017). Reflexão E Ação, 25(3), 49-67. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9739