ENSINO E PESQUISA NA PUC-SP MARCAM 20 ANOS DE PRESENÇA/AUSÊNCIA DE PAULO FREIRE

Autores

  • Ana Maria Saul Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8962

Palavras-chave:

Paulo Freire, Ensino-Pesquisa, Cátedra Paulo Freire.

Resumo

Paulo Freire foi professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) pelo período de quase duas décadas, desde sua volta do exílio. Quando ele já não estava entre nós, em 1998, a reitoria da PUC-SP criou a Cátedra Paulo Freire, um espaço acadêmico singular para o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre e a partir da obra de Paulo Freire. Transcorridos vinte anos de ausência do autor da Pedagogia do Oprimido, é possível afirmar que a sua ausência é presença no mundo, porque o seu pensamento é clássico e atual. Este artigo tem o objetivo de apresentar como a pedagogia freireana segue sendo estudada, pesquisada e reinventada na Cátedra Paulo Freire da PUC-SP. O destaque desse texto é demonstrar a possibilidade de materializar a relação “ensino-pesquisa”, assim como foi compreendida por Paulo Freire, e como uma pesquisa de abrangência nacional analisa o legado e a reinvenção do pensamento desse autor que nos deixou “à moda de quem, saindo, fica.”

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Saul, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora da PUC-SP desde 1970 e atualmente atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação: Currículo e Educação: Formação de Formadores. Coordena a Cátedra Paulo Freire dessa instituição, onde desenvolve ensino e pesquisa. É coordenadora do Grupo de Pesquisa: O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

ENSINO E PESQUISA NA PUC-SP MARCAM 20 ANOS DE PRESENÇA/AUSÊNCIA DE PAULO FREIRE. (2017). Reflexão E Ação, 25(2), 119-133. https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8962