A produção da cachaça artesanal e o ensino de Ciências na Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17520

Palavras-chave:

Cachaça, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Educação do Campo, Ensino de Ciências

Resumo

Ao destacar uma prática tradicional, a produção artesanal da cachaça, buscou-se apontar suas possibilidades pedagógicas a partir de uma perspectiva dialógica da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Nesse sentido, possibilitar que seja problematizada a realidade da comunidade local, a valorização das práticas sociais e culturais e a emancipação humana, contribuiu para o desenvolvimento de um ensino de ciências crítico e reflexivo. Além disso, nossos resultados dão visibilidade à importância da produção artesanal da cachaça de um pequeno produtor e reforça seu compromisso com a Educação do Campo. Educação esta que suas premissas estão alicerçadas na valorização dos modos de vida dos camponeses.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Lima Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

    Doutora e Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Licenciada e Bacharel em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Líder do Núcleo de estudos sobre Educação em Ciências, Formação Docente e Representação Social (NUFORMARS/UFTM/CNPq). Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Também é orientadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM).

  • Wilson Elmer Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Doutor e Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Guaratinguetá (2011). Atualmente é professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), vinculado ao Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Tem experiência na área de Educação e os principais temas de interesse são: Ensino de Ciências, Ensino de Física, Formação, Desenvolvimento Profissional de Professores de Ciências, Narrativas e Psicanálise.

  • Magno Rodrigues Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

    Graduado em Educação do Campo, área de conhecimento Ciências da Natureza. 

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

A produção da cachaça artesanal e o ensino de Ciências na Educação do Campo. (2023). Reflexão E Ação, 31(1), 177-195. https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17520