A atualidade do debate epistemológico em educação: um estudo comparado entre Freire e Schön

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.16137

Palavras-chave:

Freire., Schön., Epistemologia., Prática reflexiva.

Resumo

O objetivo deste artigo foi o de aclarar as propostas epistemológicas de Donald Schön, dado a aceitação da categoria de práxis reflexiva, e a proposição de Paulo Freire, cuja categoria central é a práxis educativa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja abordagem analítica foi o Materialismo Histórico Dialético. A conclusão central aponta para a relevância das distinções epistemológicas, pois remetem para entendimentos do papel social da educação e do trabalho pedagógico realizado pelos professores. A sua clareza é fundamental para a qualificação de processos educativos, ampliando as possibilidades de colocar a educação no âmbito das transformações econômicas e socioculturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Eduardo Dias Taddei, Instituto Educacional de Educação Ponche Verde

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Licenciado em Filosofia. Professor de Filosofia. Advogado com especialização em direito ambiental.

  • Conceição Paludo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
    Doutora Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação da UFRGS – Membro da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do TRAMSE - Trabalho Movimentos Sociais e Educação.

Publicado

2023-12-15

Edição

Seção

Artigos do Fluxo

Como Citar

A atualidade do debate epistemológico em educação: um estudo comparado entre Freire e Schön. (2023). Reflexão E Ação, 31(3), 7-20. https://doi.org/10.17058/rea.v31i3.16137