Unidades curriculares politécnicas como inovação pedagógica integrando química e educação física no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v33i1.20363

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Metodologias ativas, Ensino Médio Integrado

Resumo

Este estudo apresenta uma Unidade Curricular Politécnica (UCP) que integra os componentes de Química e Educação Física, evidenciando o potencial do ensino contextualizado e interdisciplinar. As UCPs constituem componentes curriculares elaborados de forma colaborativa por diferentes áreas do conhecimento, alinhados aos objetivos centrais da formação politécnica e aos conteúdos das áreas básicas e tecnológicas. A metodologia adotada seguiu uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação, com atividades docentes conjuntas desenvolvidas ao longo de três meses. Foram abordados temas como anabolizantes, bebidas energéticas, hepatotoxicidade por suplementos para emagrecimento, termogênicos e produtos dietéticos. Esses conteúdos foram explorados sob as perspectivas da Química e da Educação Física, promovendo uma aprendizagem significativa a partir de contextos reais. A experiência favoreceu a integração entre investigação científica, inovação, mediação sociocultural e empreendedorismo — pilares da formação politécnica. Os resultados demonstram que as UCPs podem ultrapassar os limites curriculares tradicionais, promovendo articulação entre áreas e uma formação mais dinâmica e relevante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mayker Miranda, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia Centro

    Possui graduação em química licenciatura plena pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2008). Mestrado em química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2011) e doutorado em química pela mesma instituição (2014). Trabalhou no Instituto Federal Goiano - Rede Arco Norte - Polo de Inovação (Jun/2015 a Fev/2016) e no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Pouso Alegre (Março/2016 a Jun/2018). Atualmente é professor efetivo e coordenador de pesquisa, pós-graduação e inovação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia Centro. Também é coorientador externo dos Programas de Mestrado e Doutorado em Agroquímica do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde. Líder do Grupo de Pesquisas em Educação, Ciências Básicas e Projetos Inovadores e bolsista produtividade de programas de ensino e pesquisa do IFTM. Tem experiência em química orgânica, química de produtos naturais e ensino de química (construção do conhecimento científico e letramento em química).

  • Karina Estela Costa

    Graduada em Educação Física (UFU). Mestre em Genética e Bioquímica (UFU). Professora efetiva do IFTM - Campus Uberlândia Centro.

Downloads

Publicado

2025-07-22

Edição

Seção

Artigos do Fluxo

Como Citar

Unidades curriculares politécnicas como inovação pedagógica integrando química e educação física no ensino médio. (2025). Reflexão E Ação, 33(1). https://doi.org/10.17058/rea.v33i1.20363