Narrativas de formação, vida e trabalho de professoras da educação básica que recebem estagiários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v33i1.19858

Palavras-chave:

Formação inicial de professores., Narrativas docentes., Estágio curricular supervisionado

Resumo

O presente estudo objetiva analisar, a partir de narrativas autobiográficas de professoras regentes, o potencial pedagógico da dimensão experiencial presente no processo formativo que desenvolvem junto aos estagiários do curso de licenciatura em Pedagogia da uma universidade pública cearense. Parte do reconhecimento dos contributos trazidos pelas atividades realizadas no âmbito dos Estágios Curriculares Supervisionados que possibilitam aos licenciandos construírem os saberes da docência, a partir dos diálogos estabelecidos com os docentes da educação básica que os recebem em suas salas de aula. Metodologicamente assentada na abordagem qualitativa e inspirada nas pesquisas (auto)biográficas, o presente estudo utilizou como principal estratégia de aproximação com a realidade a entrevista narrativa junto a três professoras que atuam como regentes em uma das escolas-campo que recebem estagiários da referida universidade. Os dados gerados foram submetidos à análise textual discursiva e apontam que ao produzirem e compartilharem narrativas referentes às trajetórias de formação, vida e trabalho os professores regentes potencializam não só a formação dos licenciandos, mas a sua própria formação, tendo em vista a superação da  histórica cisão entre teoria e prática, assim como a compreensão situada dos desafios, tensões e contradições postas ao exercício da docência no contexto contemporâneo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elisangela André da Silva Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina e em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

  • Najla Almeida Marques Pereira, Universidade Estadual do Ceará

    Mestra em educação pelo programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós Graduanda do curso de especialização em Gestão Pedagógica da Escola Básica pela Universidade Estadual do Ceará, Pós Graduanda do curso de especialização em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira pela Faculdade Iguaçu, Pós Graduanda do curso de especialização em Tutoria EAD e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Iguaçu. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2025-07-22

Edição

Seção

Pesquisas narrativas, formação de professores(as) e cotidiano escolar

Como Citar

Narrativas de formação, vida e trabalho de professoras da educação básica que recebem estagiários. (2025). Reflexão E Ação, 33(1). https://doi.org/10.17058/rea.v33i1.19858