Dimensões metodológicas e epistemológicas da pesquisa narrativa no contexto do projeto bio-cartas: a natureza a unir gerações
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v33i1.19839Palavras-chave:
metodologia narrativa; narrativas multimodais; programa intergeracional; aprendizagem dialógica.Resumo
Neste artigo, discute-se a escolha da narrativa como metodologia principal do projeto que faz parte do programa intergeracional de Bio-Cartas, cujo objetivo é fortalecer os vínculos intergeracionais entre crianças, adolescentes e adultoas mais velhos. O objetivo do projeto é construir um intercâmbio por meio das experiências e da valorização das tradições locais. A abordagem teórico-metodológica desenvolvida pressupõe a investigação narrativa em três dimensões que se produzem simultaneamente e de forma articulada, incluindo (1) as fontes de dados, (2) o registro reflexivo de pesquisa (constitutivo da produção de dados), e (3) a forma de produzir conhecimento. Sob essa perspectiva, o projeto utiliza cartas, relatos orais e registros artesanais e visuais para evidenciar as interações entre os participantes, situando-os em contextos históricos, culturais e ético-políticos. Inspirados nas teorias de Bakhtin e Morin, que oferecem fundamentos teóricos essenciais para entender as interações e a produção de conhecimento de forma complexa e dialógica, exploramos como essas dimensões narrativas se entrelaçam com as experiências vividas. Isso permite ampliar o instituído e apoiar práticas formativas reflexivas, criando novas formas de convivência e aprendizado intergeracional. Como contribuição final, refletimos sobre como as práticas narrativas contribuem para a construção de um conhecimento significativo e transformador.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.