Desafios contemporâneos da educação no Brasil e o desinteresse pela Licenciatura na Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v33i1.19343

Palavras-chave:

Educação Básica, Formação de Professores, Educação Física, Licenciatura, Educação Superior

Resumo

Objetivou-se analisar as considerações de sete formadores da Educação Física oriundos de universidades públicas com relação ao desinteresse e a falta de atratividade na carreira. Os resultados foram organizados em três categorias: 1) Processos de escolha e desinteresse pela docência; 2) Desvalorização do ofício docente e falta de políticas públicas; e, 3) Condições salariais, de trabalho e de autonomia docente. Conclui-se que a formação na universidade deve contribuir com o tensionamento para as transformações nas condições laborais. Assim, é fundamental que haja construções de políticas públicas que possam desenvolver de modo mais efetivo a atratividade na carreira docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Unicamp

    Graduado em Educação Física (Unesp Rio Claro). Doutor em Ciências da Motricidade. Professor da Faculdade de Educação Física - FEF - Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

  • Samuel de Souza Neto, Unesp Rio Claro

    Professor Livre-Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro (RC) com Doutorado em Educação - FE-USP (SP), Mestrado em Educação - UFSCar (SP). Possui graduação em Educação Física e Pedagogia - PIME-Assis (SP) e Letras - UNESP-Assis (SP).

Downloads

Publicado

2025-06-30

Edição

Seção

Educação Básica no Brasil: desafios contemporâneos

Como Citar

Desafios contemporâneos da educação no Brasil e o desinteresse pela Licenciatura na Educação Física. (2025). Reflexão E Ação, 33(1). https://doi.org/10.17058/rea.v33i1.19343