INTRANSITIVIDADE, TRANSITIVIDADE INGÊNUA E TRANSITIVIDADE CRÍTICA DA CONSCIÊNCIA EM PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16014

Palavras-chave:

Níveis de consciência, Educação, Paulo Freire.

Resumo

Este artigo, de natureza bibliográfica, tem por objetivo analisar os conceitos de intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire, utilizando para isso as obras Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da Liberdade. Freire nos mostra os níveis de consciência existentes e os descreve enfatizando a importância da educação crítica e problematizadora no processo de transição de um nível ingênuo para um nível crítico. Podemos afirmar que há uma relação direta entre a educação, a transição para o nível de consciência crítica e a transformação humana e da sociedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Baldo, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
    Mestranda em Mestrado Profissional em Educação - PPGEDU UERGS Membro do Grupo de Pesquisa Observatório da Educação do Campo, vinculado à UFRGS; Membro do Grupo de Pesquisa GIPEJA - Grupo interdisciplinar de pesquisas em Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: direito, políticas públicas e processos educacionais. Cadastrado no CNPQ.
  • Elisete Enir Bernardi Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
    Doutora em Educação pela UNISINOS. Atua também como colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Campus Osório-RS. Coordenadora/líder do Grupo de Pesquisa: GIPEJA - Grupo interdisciplinar de pesquisas em Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: direito, políticas públicas e processos educacionais. Cadastrado no CNPQ.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Edição

Seção

Dossiê Temático: Paulo Freire e Educação Popular: cultura, metodologias, lugare

Como Citar

INTRANSITIVIDADE, TRANSITIVIDADE INGÊNUA E TRANSITIVIDADE CRÍTICA DA CONSCIÊNCIA EM PAULO FREIRE. (2021). Reflexão E Ação, 29(2), 57-68. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16014