Promoção de estratégias de aprendizagem no Ensino Superior: desafios para aprender

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.14046

Palavras-chave:

Estratégias autoprejudiciais, Autorregulação da aprendizagem, Ensino superior

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar contribuições da oficina “Como aprender na universidade?”, oferecida a estudantes de diferentes cursos de graduação de uma Universidade Pública. A oficina buscou identificar desafios para aprender, estratégias autoprejudiciais e oportunizar a autorregulação da aprendizagem dos estudantes. Conforme os resultados, os desafios dos estudantes estão relacionados à gestão do tempo e à falta de organização para estudar, sendo que a estratégia autoprejudicial mais pontuada foi a procrastinação. A pesquisa mostrou que são possíveis mudanças e avanços no comportamento dos estudantes para aprender desde que esses queiram e tenham oportunidades para esse propósito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Toaldo Gentilini Avila, Universidade Federal do Rio Grande
    Licenciada e Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-doutora e Doutora em Educação, pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Docente do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas
    Doutora em Educação, Pesquisadora do CNPq 2 (310075/2017-3), coordenadora do GEPAAR- Grupo de Estudos e Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas. Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos em Educação.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Artigos do Fluxo

Como Citar

Promoção de estratégias de aprendizagem no Ensino Superior: desafios para aprender. (2022). Reflexão E Ação, 30(2), 84-98. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.14046