Panorama epidemiológico da doença de chagas no estado do Amazonas, no período de 2004 a 2014

Autores

  • André Luiz Rodrigues Menezes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará Mirim, RO, Brasil.
  • Gerlandes Fernandes de Oliveira Secretaria Municipal de Saúde, Capixaba, Acre
  • Mariane Albuquerque Lima Ribeiro Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, AM, Brasil
  • Gabriela Vieira de Souza Castro Técnica de Laboratório da UFAC
  • Renato Abreu Lima Docente UFAM
  • Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti Universidade Federal de Rondônia, Programa de Pós Graduação em Biologia Experimental (PPGBIOEXP).

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v9i2.12127

Resumo

Justificativa e Objetivos: A doença de Chagas (DC), causada pelo Trypanosma cruzi, protozoário flagelado, descoberto a mais de 100 anos, sendo ela difundida nas américas, principalmente na américa do Sul, acometendo milhões de pessoas pelo mundo. É cada vez mais crescente o número de indivíduos acometidos com a DC na região da Amazônia Ocidental e estão relacionados a diversos fatores, porém o consumo de bebida contaminada é a principal parcela de contribuição para a elevação nos registros da doença na região. Este estudo tem como objetivo descrever e analisar o panorama epidemiológico da doença de Chagas no estado do Amazonas de 2004 a 2014. Métodos: Trata-se de um estudo ecológico, onde foram utilizados somente dados secundários obtidos do Sinan referentes aos casos notificados de infecção por T. cruzi em todo o estado do Amazonas. Resultados: Constatou-se que no período de 2004 a 2014 que no estado do Amazonas ocorreram um total de 100 casos de DC, tendo maior ocorrência nos anos de 2007 e 2010, durante os meses de abril e dezembro, com maior frequência da faixa etária de 20-39 e no gênero feminino. Conclusão: Constatou-se a necessidade de implementar um serviço de controle epidemiológico eficaz para monitoramento da via de transmissão DC e de seus vetores, pois trata-se de um problema de saúde pública que pode estar ligada a determinantes sociais e culturais, sendo indicado a promoção de atividades educativas para a conscientização da comunidade a respeito desta enfermidade. Descritores: Epidemiologia. Tripanossomíase Americana. Amazônia

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Luiz Rodrigues Menezes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará Mirim, RO, Brasil.
    Graduado em Biologia e Biomedicina Mestre em Ciência Inovação e Tecnologia
  • Gerlandes Fernandes de Oliveira, Secretaria Municipal de Saúde, Capixaba, Acre
    Mestre em Ciência da Saúde
  • Mariane Albuquerque Lima Ribeiro, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, AM, Brasil
    Graduada em Enfermagem Mestre em Ciências da Saúde
  • Gabriela Vieira de Souza Castro, Técnica de Laboratório da UFAC
    Graduada em Biologia Mestre em Ciência da Saúde
  • Renato Abreu Lima, Docente UFAM
    Graduado em Biologia Mestre em Desenvolvimento Regional Doutor em Biotecnologia
  • Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti, Universidade Federal de Rondônia, Programa de Pós Graduação em Biologia Experimental (PPGBIOEXP).
    Biólogo Mestre em Genética

Downloads

Publicado

2019-04-02

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Como Citar

Menezes, A. L. R., Oliveira, G. F. de, Ribeiro, M. A. L., Castro, G. V. de S., Lima, R. A., & Meneguetti, D. U. de O. (2019). Panorama epidemiológico da doença de chagas no estado do Amazonas, no período de 2004 a 2014. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 9(2). https://doi.org/10.17058/reci.v9i2.12127