v. 37 n. 63 (2012): Dificuldades no aprendizado e processamento da leitura

Julho / Dezembro
Publicado: 2012-07-05

Apresentação

  • APRESENTAÇÃO

    Comissão Editorial
    01
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.3309

Dificuldades no aprendizado e processamento da leitura

  • A interlocução na clínica fonoaudiológica: (res)significando vivências em práticas de leitura e escrita

    Rita Signor
    02-24
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2666
  • A compreensão em leitura e a consciência fonológica em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

    Angela Ines Klein, Regina Ritter Lamprecht
    25-54
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2969
  • Pesquisa em dificuldades de compreensão em leitura

    Lucilene Bender de Sousa
    55-68
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2951
  • Emprego da técnica cloze como instrumento para melhorar o desempenho em leitura

    Ana Maria Esteves Bortolanza, Maria Amélia de Castro Cotta
    69-89
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2912
  • Análise do diagnóstico do desempenho em leitura: Provinha Brasil vs. fluência em leitura oral

    Ayane Nararela Santos Almeida, Raquel Meister Ko. Freitag
    98-110
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2967
  • O processamento da leitura e as especificidades dos hemisférios cerebrais

    Gislaine Machado Jerônimo
    111-129
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2980
  • Abordagem discursiva da leitura pela noção de formação discursiva

    Maria Cleci Venturini, Célia Bassuma Fernandes
    130-145
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2987
  • Aquisição de vocabulário: processo e ensino

    Leonilda Procailo, Graziella Araújo de Oliveira Lapkoski
    146-159
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2977

A formação de leitores

  • A leitura em contexto acadêmico: o processo de construção de sentidos de alunos do primeiro semestre do curso de letras

    Lucia Rottava
    160-179
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2973
  • Entretecendo conhecimentos: leitura e intertextualidade em foco nas aulas de língua materna

    Luciana Maria Crestani, Karine Tiepo
    180-195
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2974
  • Leitura e pedagogia crítica no ensino de línguas: a articulação com o processo de formação do leitor

    Antonio Escandiel de Souza
    196-213
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2722
  • Implicações da desconstrução para o ensino e aprendizagem da leitura

    Manoela Oliveira de Souza Santana
    214-224
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2958
  • Impressões sobre o ensino de literatura: uma pesquisa de estágio

    Natália Pinto Rebouças, Danielle de Almeida Menezes
    225-245
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2963
  • Entre a letra de Guimarães Rosa e a escultura de Buonarroti, a morte surge como hipertexto provocador da leitura literária no processamento da aprendizagem

    Maria Generosa Souto
    246-256
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2966
  • Discurso, memória e trajetos de leitura sobre natureza morta

    Denise Gabriel Witzel, João Marcos Mateus Kogawa
    257-272
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2791
  • O processamento da leitura na aquisição da morfologia derivacional em português brasileiro (PB) por disléxicos

    José Ferrari Neto, Luciene Barbosa de Sousa
    273-298
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2975