Leitura em segunda língua: a compreensão por meio da construção de esquemas
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v50i99.20493Palavras-chave:
Compreensão, Esquemas mentais, Leitura, Segunda línguaResumo
Os leitores exercem um importante papel no processo de compreensão textual, ativando seus conhecimentos e experiências de mundo para alcançar tal contribuição. Nesse processo, os leitores constroem esquemas mentais que contribuem ativamente para a compreensão. O presente trabalho busca apresentar de forma sucinta alguns conceitos a respeito da leitura em uma perspectiva sócio-cognitivista, refletindo sobre o acionamento de esquemas em segunda língua e de que modo os leitores constroem esses esquemas. Para a realização deste trabalho, selecionamos dois textos em língua francesa e observamos possíveis esquemas que são construídos conforme o conhecimento do leitor. Destacamos que o leitor e seu conhecimento de mundo fazem toda diferença no processo de leitura e, na segunda língua, isso fica ainda mais contundente, dados os diferentes níveis de proficiência leitora e os conhecimentos extralinguísticos relacionados à segunda língua. Desse modo, a compreensão em alguns momentos se mostrou mais complicada, devido a alguns elementos que são problemáticos ao leitor estrangeiro de nível iniciante ou intermediário.
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