A Leitura nos prescritos da BNCC: Análise e Reflexões dentro das Habilidades de Língua Portuguesa, no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v50i98.20204Palabras clave:
Leitura., BNCC, Políticas Educacionais, Ensino MédioResumen
Este artigo tem como objetivo analisar de que maneira a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) aborda a leitura, no componente curricular Língua Portuguesa no Ensino Médio, tendo em vista os três objetivos de leitura defendidos por Antunes (2003): leitura para desenvolvimento de novas informações, leitura por prazer e leitura como meio para aprender sobre gêneros e normas gramaticais. A análise documental revelou a maneira como as habilidades relacionam a leitura com a sala de aula, utilizando-as como um objeto para a obtenção de novos conhecimentos, enquanto que a leitura por prazer está vinculada ao contexto extracurricular. Conclui-se, portanto, que a BNCC aborda a leitura; porém, existem lacunas perceptíveis por meio da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2024). Assim, estudos devem ser realizados a fim de observar os demais contextos em que a leitura é colocada em prática.
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