A Leitura nos prescritos da BNCC: Análise e Reflexões dentro das Habilidades de Língua Portuguesa, no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v50i98.20204

Palavras-chave:

Leitura., BNCC, Políticas Educacionais, Ensino Médio

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar de que maneira a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) aborda a leitura, no componente curricular Língua Portuguesa no Ensino Médio, tendo em vista os três objetivos de leitura defendidos por Antunes (2003): leitura para desenvolvimento de novas informações, leitura por prazer e leitura como meio para aprender sobre gêneros e normas gramaticais. A análise documental revelou a maneira como as habilidades relacionam a leitura com a sala de aula, utilizando-as como um objeto para a obtenção de novos conhecimentos, enquanto que a leitura por prazer está vinculada ao contexto extracurricular. Conclui-se, portanto, que a BNCC aborda a leitura; porém, existem lacunas perceptíveis por meio da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2024). Assim, estudos devem ser realizados a fim de observar os demais contextos em que a leitura é colocada em prática.

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Biografia do Autor

  • Francisca Rafaela Bernardy, Mestranda em Educação - UFSM

    Formada em Letras - Licenciatura, pela UFSM. Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica do Estado do RS. Mestranda em Educação pela UFSM. 

  • Juliana Sales Jacques, Doutora em Educação - UFSM

    Licenciada em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2011). Mestra (2014) e Doutora em Educação (2017), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSM. Professora Adjunta no Departamento de Administração Escolar (ADE) do Centro de Educação (CE) da UFSM.

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Publicado

2025-06-26

Como Citar

A Leitura nos prescritos da BNCC: Análise e Reflexões dentro das Habilidades de Língua Portuguesa, no Ensino Médio. (2025). Signo, 50(98), 27-37. https://doi.org/10.17058/signo.v50i98.20204