Princípio alfabético e consciência fonológica: fatores determinantes no tempo de leitura de crianças em processo de alfabetização

Autores/as

  • Ana Paula Rigatti Scherer

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.69

Palabras clave:

Tempo de leitura. Decodificação. Compreensão leitora. Princípio alfabético.

Resumen

O estudo trata do tempo de leitura de não-palavras e da leitura e compreensão de frases de dois grupos de crianças alfabetizadas por diferentes abordagens metodológicas. O Grupo A foi alfabetizado com explicitação do princípio alfabético e atividades de consciência fonológica e o Grupo B sem explicitação do princípio alfabético, somente o nome das letras, e sem o uso de atividades de consciência fonológica. Tanto na leitura de não-palavras como na leitura e compreensão de frases o Grupo A obteve tempos menores, revelando que a explicitação do princípio alfabético e atividades de consciência fonológica auxiliam na decodificação e na compreensão leitora. Com esses achados conclui-se que a explicitação do princípio alfabético aliada a atividades de consciência fonológica devem fazer parte da metodologia do professor para que os alunos tenham melhor desempenho em leitura.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2007-07-03

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Princípio alfabético e consciência fonológica: fatores determinantes no tempo de leitura de crianças em processo de alfabetização. (2007). Signo, 32(53), 82-99. https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.69