Produção textual numa perspectiva enunciativa: uma sequência didática com o gênero artigo de opinião

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13016

Keywords:

Produção textual. Enunciação. Sequência didática. Artigo de opinião.

Abstract

Este trabalho é fruto de uma pesquisa teórico-aplicada que teve como objetivos investigar sobre a produção de textos numa perspectiva enunciativa (BAKHTIN, 2011) e desenvolver uma proposta de ensino de produção textual nesse viés. O gênero artigo de opinião foi tomado como foco da atividade e a produção seguiu os moldes de uma sequência didática, nos termos de Schneuwly e Dolz (2010). A prática foi desenvolvida com uma turma de primeiro ano de Ensino Médio de uma escola da rede estadual do Rio Grande do Sul. Neste artigo, relatamos o processo de aplicação da sequência didática, apontando as principais dificuldades observadas acerca da produção deste gênero, as atividades desenvolvidas para sanar tais dificuldades e os resultados obtidos ao final do trabalho.

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Author Biographies

  • Luciana Maria Crestani, Universidade de Passo Fundo (UPF)
    Doutora em Letras (UPM-SP), Mestre em Eduação (UPF-RS), Professora no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).
  • Silvânia de Araujo Pes, Instituto Estadual Rui Barbosa, município de São Luiz Gonzaga, RS.
    Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF-RS). Professora da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul.

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Published

2019-08-15

Issue

Section

Leitura, escrita e enunciação

How to Cite

Produção textual numa perspectiva enunciativa: uma sequência didática com o gênero artigo de opinião. (2019). Signo, 44(80), 142-154. https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13016