v. 44 n. 80 (2019): Leitura, escrita e enunciação

Maio/Agosto
Publicado: 2019-08-15

Apresentação

  • Apresentação

    Cristiane Dall'Cortivo Lebler, Márcia Pereira Helena de Melo Pereira, Marion Carel
    01
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.14038

Leitura, escrita e enunciação

  • Interprétation et décodage argumentatifs

    Marion Carel
    02-15
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13661
  • Ler Pessoa. Dois estudos semânticos em torno de sua obra poética

    Lauro Gomes, Giorgio Christopulos
    16-29
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13721
  • As palavras são miradouros. Pessoa: uma aguda alegria

    Giorgio Christopulos
    30-43
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13722
  • Análise de discurso e semântica argumentativa: uma leitura argumentativa do interdiscurso

    Julio Cesar Machado
    44-58
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13203
  • Conexão por similaridade e conexão por contiguidade: a organização dos motivos argumentativos do texto

    Bárbara Luzia Covatti Malcorra
    59-69
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13169
  • Enunciação e cidadania: o replanejamento didático na busca pelas culturas negadas e silenciadas em sala de aula

    Giovane Fernandes Oliveira
    70-93
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13305
  • Aprendizagem da compreensão leitora: uma proposta de transposição didática da Teoria da Polifonia e da Teoria dos Blocos Semânticos

    Tânia Maris de Azevedo
    94-103
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13596
  • Leitura da trama polifônica: apreensão minuciosa do funcionamento da língua

    Andréia Inês Hanel Cerezoli, Carla Roberta Sasset Zanette
    104-115
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13065
  • As vozes do outro e a construção de sentidos em textos da mídia

    Cleide Inês Wittke
    116-128
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.12971
  • Narrativa esportiva de MOBA: que gênero é esse?

    Danilo Sobral de Souza, Márcia Helena de Melo Pereira, Adilson Ventura
    129-141
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13252
  • Produção textual numa perspectiva enunciativa: uma sequência didática com o gênero artigo de opinião

    Luciana Maria Crestani, Silvânia de Araujo Pes
    142-154
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13016
  • O gênero discursivo livroclip: diálogos entre o conto machadiano e o jovem leitor contemporâneo

    Dioneia Foschiani Helbel, Regiani Leal Dalla Martha Couto, Sônia Carla Gravena Cândido da Silva
    155-165
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13370
  • Questões de estilística no Ensino de Língua: possíveis encontros entre a prática de análise linguística e a metodologia do professor Mikhail Bakhtin

    Lays Maynara Favero Fenilli
    166-177
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13257
  • Processo de coordenação e subordinação em um livro didático - um estudo à luz de bakhtin e o círculo

    Ediram de Souza Paixão, Vânia Lúcia Menezes Torga
    178-190
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13263
  • Práticas de escrita em contexto de Concurso Vestibular: a atuação de candidatos na prova de Redação

    Adriana Beloti, Cleber da Silva Luz
    191-203
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13244

Ensaio

  • Hypothèses sur une énonciation photographique en langue

    Joséphine Vodoz
    204-213
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.14029

Entrevista