v. 49 n. 94 (2024): Leitura comparada das mídias

Janeiro - Abril

Organizadores:

Profa. Dra. Ana Cláudia Munari Domingos

José Arlei Cardoso

Ricardo Carniel Bugs

Publicado: 2024-01-17

v. 49, n. 94, 2024 - Leitura comparada das mídias

  • Apresentação

    Ana Cláudia Munari Domingos, José Arlei Cardoso, Ricardo Carniel Bugs
    1-2
  • Ecocrítica intermidiática em Ensaio sobre a Cegueira de Saramago

    Brunilda Reichmann
    3-13
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18803
  • Modos de ler, modos de sentir: midialidades sinestésicas

    Maria Cristina Ribas
    14-22
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18883
  • No Ordinary Love: O papel do receptor na midialidade

    Ana Luiza Ramazzina-Ghirardi
    23-34
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18855
  • O som sob a regência da Semiótica Social Multimodal: uma proposta de análise no perfil do TikTok Fatos Curiosos com Antonio Miranda

    Flaviane Carvalho
    35-43
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18798
  • Dos quadrinhos aos audioquadrinhos: uma análise intermidial

    Jaimeson Machado Garcia, Lucia Santaella
    44-57
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18876
  • O gênero emergente webcomics

    Ulisses De Oliveira, Julia Leal Barbosa
    58-72
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18783
  • Orientações para a construção de materiais digitais focados na estimulação da compreensão leitora em pessoas idosas da comunidade

    Dhaiele Santana Schmidt, Lilian Cristine Hübner
    73-85
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18862
  • Níveis de compreensão na leitura de textos informativos em diferentes mídias

    Keyla Maria Frota Lemos, Vládia Maria Cabral Borges
    86-101
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18860
  • Compreensão leitora em postagens de grupos de WhatsApp

    Emerson Gonzaga dos Santos, Vládia Maria Cabral Borges
    102-115
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18837
  • A BNCC e as garantias do direito à informação para o exercício da cidadania: aspectos centrais para a implementação do letramento midiático e informacional nas escolas brasileiras

    Nathalie Resende de Carvalho
    116-129
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18842
  • Recursos educacionais abertos: gênero ou hipergênero?

    Cristiane Dall Cortivo Lebler, Elizandro Maurício Brick, Marcelo Gules Borges
    130-146
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18891
  • A recategorização do discurso bíblico no álbum Sobrevivendo no inferno, de Racionais MC’s

    Évelyn Caseira Nunes
    147-157
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18847
  • Memória (do futuro), inteligência artificial e publicidade: 70 anos da Volkswagen no Brasil 70 anos da Volkswagen no Brasil

    Mônica Rebecca Ferrari Nunes, Lucila Machado Campiglia, Jorge Antonio de Moraes Abrão
    158-170
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18856

Resenha

  • Resenha: How we read now

    Juliana do Amaral
    171-174
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.18912

Entrevista

  • Educação para os media - Entrevista com Paula Lopes

    Ana Cláudia Munari Domingos
    175-178
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i94.19001