Estratégias de relevância em compreensão textual: estudo de caso com leitor disléxico fonológico moderado

Autores

  • Fábio José Rauen
  • Berenice de Azevedo Rabello

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v33i55.704

Resumo

Com base na Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995), este estudo de caso analisa a compreensão textual de um conto infanto-juvenil de Mabel Condemarin (1997) por um leitor disléxico fonológico moderado de nove anos. Para dar conta desse objetivo, os conceitos de forma lógica, explicatura e implicatura são aplicados à interação oral entre pesquisadora e paciente. Os resultados demonstram que o sujeito, em função do déficit do componente fonológico, fundamenta sua compreensão prevalentemente a partir de inferências de suposições de sua memória enciclopédica, corroborando a literatura na área.

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Publicado

2008-07-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Estratégias de relevância em compreensão textual: estudo de caso com leitor disléxico fonológico moderado. (2008). Signo, 33(55), 19-41. https://doi.org/10.17058/signo.v33i55.704