Jornalismo como forma social de conhecimento: diálogos entre a prática jornalística e a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.17058/rzm.v14i01.19506Palavras-chave:
jornalismo emancipatório, práxis pedagógica, práxis jornalística, pedagogia freireana, forma social de conhecimentoResumo
Este artigo objetiva propor um diálogo entre a prática jornalística, produtora e socializadora de uma forma específica de conhecimento, e a prática pedagógica conforme entendida pelo educador e filósofo Paulo Freire. Trata-se de uma reflexão teórica exploratória conduzida a partir de pesquisa bibliográfica e guiada pela pergunta: a práxis pedagógica freireana pode fornecer elementos para uma práxis jornalística emancipatória? O trabalho recupera as principais abordagens do jornalismo enquanto forma social de conhecimento (Genro Filho, 1989; Meditsch, 1997) e reflete sobre a pertinência dos saberes da pedagogia freireana para uma prática jornalística guiada por ideais emancipatórios. Identificam-se pontos de aproximação entre as perspectivas, a partir de abordagens diversas, que indicam a possibilidade de um diálogo promissor entre a prática jornalística e a prática pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.