Jornalismo como forma social de conhecimento: diálogos entre a prática jornalística e a prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v14i01.19506

Palavras-chave:

jornalismo emancipatório, práxis pedagógica, práxis jornalística, pedagogia freireana, forma social de conhecimento

Resumo

Este artigo objetiva propor um diálogo entre a prática jornalística, produtora e socializadora de uma forma específica de conhecimento, e a prática pedagógica conforme entendida pelo educador e filósofo Paulo Freire. Trata-se de uma reflexão teórica exploratória conduzida a partir de pesquisa bibliográfica e guiada pela pergunta: a práxis pedagógica freireana pode fornecer elementos para uma práxis jornalística emancipatória? O trabalho recupera as principais abordagens do jornalismo enquanto forma social de conhecimento (Genro Filho, 1989; Meditsch, 1997) e reflete sobre a pertinência dos saberes da pedagogia freireana para uma prática jornalística guiada por ideais emancipatórios. Identificam-se pontos de aproximação entre as perspectivas, a partir de abordagens diversas, que indicam a possibilidade de um diálogo promissor entre a prática jornalística e a prática pedagógica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Roberto Praxedes dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí

    Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Professor no curso de Jornalismo e no Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

  • Camila Maurer, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Mestra em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). 

Downloads

Publicado

2025-08-08

Como Citar

Jornalismo como forma social de conhecimento: diálogos entre a prática jornalística e a prática pedagógica. (2025). Rizoma, 14(01), 14. https://doi.org/10.17058/rzm.v14i01.19506