PAULO FREIRE E ANTONIO GRAMSCI: APORTES PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DE PRÁXIS DOCENTES CONTRA-HEGEMÔNICAS

Autores

  • Alexandre Saul UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
  • Fernanda Quatorze Voltas Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8961

Palavras-chave:

Paulo Freire, Antonimo Gramsci, Formação de Professores, Intelecutais Organânicos, Intelectuais Transformadores.

Resumo

Neste artigo pretende-se estabelecer pontes entre o pensamento de Paulo Freire e Antonio Gramsci, de modo a inferir da obra desses autores o importante papel da educação no processo histórico de transformação social e a necessidade de formação de intelectuais comprometidos com esse propósito. São explorados conceitos freireanos que, em diálogo com a obra gramsciana, demonstram o valor e a atualidade das propostas desses pensadores na superação de desafios contemporâneos da formação docente, em uma perspectiva críticoemancipatória. O texto afirma o entendimento da escola como um centro de produção cultural estreitamente articulado ao projeto de sociedade que se quer construir e, portanto, como um espaço-tempo do qual as classes populares não podem e não devem prescindir no contexto da disputa hegemônica. Com essa compreensão, é discutida a necessidade de assumir a formação em serviço de professores como um contexto possível de formação de intelectuais transformadores, no qual se constroem conhecimentos significativos, se luta por melhores condições de trabalho e se vive, com ousadia, o desafio cotidiano de desenvolver uma educação com qualidade social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre Saul, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
    Docente da Universidade Católica de Santos (Unisantos), onde atua no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e no curso de Pedagogia. É Doutor em Educação: Currículo pela PUC-SP, onde realiza estágio Pós-Doutoral em Educação. Tem desenvolvido e coordenado cursos e ações de formação de educadores, em diversos estados e municípios, com ênfase nos temas currículo, prática pedagógica e formação permanente de educadores, na perspectiva crítico-transformadora. É membro do grupo de pesquisa do CNPq - O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira, da Rede Freireana de Pesquisadores (www.redefreireana.com.br) e da ABdC (Associação Brasileira de Currículo).
  • Fernanda Quatorze Voltas, Universidade de São Paulo
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq “O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira” e da Rede Freireana de Pesquisadores.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

PAULO FREIRE E ANTONIO GRAMSCI: APORTES PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DE PRÁXIS DOCENTES CONTRA-HEGEMÔNICAS. (2017). Reflexão E Ação, 25(2), 134-151. https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8961