INTERDISCIPLINARIDADE: SUA PRESENÇA NAS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS DO PARANÁ E EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS, ENSINO RELIGIOSO E HISTÓRIA

Autores

  • Kellys Regina Rodio Saucedo Universidade Estadual de Maringá
  • Elocir Aparecida Corrêa Pires Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Kely Cristina Enisweler Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Vilmar Malacarne Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.6076

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ciências, Ensino Religioso, História

Resumo

A interdisciplinaridade propõe um conjunto de relações entre os conteúdos disciplinares trabalhados nas escolas. Essa condição coloca em dúvida o status de verdade absoluta atribuído a determinadas áreas do conhecimento, evidenciando a necessidade de compreender a produção científica e o movimento histórico em que eles são construídos. Para tanto, este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o conteúdo ‘origem da vida’ e se este estabelece relações interdisciplinares, conforme as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, em sua apresentação nos livros didáticos de Ciências, Ensino Religioso e História. A intenção foi verificar qual a ênfase dada pelo mesmo conteúdo nessas três áreas do conhecimento, em saberes que envolvem a compreensão científica, histórica e religiosa, em um único tema. A seleção dos livros didáticos foi orientada de acordo com a reserva técnica disponibilizada pelo Estado do Paraná para as escolas do Núcleo Regional de Educação de Cascavel-PR. Foram analisadas duas coleções de Ciências, um Caderno Pedagógico de Ensino Religioso, duas coleções de História, direcionados para os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e as Diretrizes Curriculares das respectivas disciplinas. Os resultados da investigação indicaram a necessidade de aprofundar os trabalhos interdisciplinares aproximando o conhecimento cultural do conhecimento científico, com vistas a promover reflexões sobre a diversidade cultural brasileira e sua valoração nos conteúdos básicos do Ensino Fundamental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kellys Regina Rodio Saucedo, Universidade Estadual de Maringá
    Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e Matemática (Doutorado), pela Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM). Bolsista Demanda Social/CAPES. Endereço: Rua Suyas, 821, Santo Antônio, 85806120, Cascavel – PR, telefone: (45) 3226-8432. Endereço Eletrônico: gildone@hotmail.it.
  • Elocir Aparecida Corrêa Pires, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Especialista em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bolsista Fundação Araucária. Endereço: Rua Universitária 1619, Jardim Universitário, 85819110, Cascavel – PR, telefone: (45) 3220-3277. Endereço Eletrônico: lupetrie10@hotmail.com.
  • Kely Cristina Enisweler, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Especialista em Alfabetização e Letramento. Aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bolsista Fundação Araucária. Endereço: Rua Universitária 1619, Jardim Universitário, 85819110, Cascavel – PR. Endereço Eletrônico: kelyenisweler@hotmail.com.
  • Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Endereço: Rua Universitária 1619, Jardim Universitário, 85819110, Cascavel – PR, telefone: (45) 3220-3277. Endereço Eletrônico: vilmar.malacarne@unioeste.br.

Downloads

Publicado

2015-10-16

Como Citar

INTERDISCIPLINARIDADE: SUA PRESENÇA NAS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS DO PARANÁ E EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS, ENSINO RELIGIOSO E HISTÓRIA. (2015). Reflexão E Ação, 23(2), 295-317. https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.6076