EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E JOGOS DE LINGUAGEM NA ESCOLA: REVERBERAÇÕES

Autores

  • Leonidas Roberto Taschetto
  • Claudia Glavam Duarte

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5794

Palavras-chave:

Educação Matemática Escolar, Realidade do Aluno, Racionalidade, Linguagem

Resumo

O presente texto busca, num primeiro momento, pensar sobre proposições que têm sido colocadas à Educação Matemática, interrogando a pretensão de universalidade da matemática acadêmica para, em um momento posterior, analisar uma das implicações para a Educação Matemática Escolar. De forma específica, desde Wittgenstein, na segunda parte do texto, problematizamos a verdade que se propagou e se enraizou no discurso educacional ao afirmar a necessidade de se trabalhar, a partir da realidade do aluno, em sala de aula a fim de se atribuir significado à matemática escolar. Sustentamos a impossibilidade de tal empreendimento, argumentando que os jogos de linguagem da matemática escolar e aqueles que constituem as práticas sociais, apesar de guardarem semelhanças de família entre si, são distintos e a “passagem” de um jogo de linguagem pertencente a uma forma de vida para a outra, não garantiria a permanência do significado. Antes sugere sua transformação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonidas Roberto Taschetto
    Pesquisador CNPq. Doutor em Educação pela UFRGS, com período doutoral na Université de Paris VIII. Professor Adjunto no Programa de Pós-graduação em Educação – UNILASALLE, Linha de Pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas. Endereço: Avenida Cristóvão Colombo, 139, 208, CEP 90560-003. Endereço eletrônico: leontaschetto@yahoo.com.br.
  • Claudia Glavam Duarte
    Pesquisadora CNPq. Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora Adjunta. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da UFRGS, Campus Litoral Norte. Endereço: Travessa Sapiranga 1275, Centro, Tramandaí-RS. Endereço eletrônico: claudiaglavam@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2015-06-16

Edição

Seção

Educação, Linguagem e Arte

Como Citar

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E JOGOS DE LINGUAGEM NA ESCOLA: REVERBERAÇÕES. (2015). Reflexão E Ação, 23(1), 186-203. https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5794