O USO DA VIDEOCONFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Paulo Sérgio Garcia Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Vilmar Malacarne Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Brasil.
  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto Docente da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3811

Palavras-chave:

Videoconferência, Formação de Professores, Novas tecnologias

Resumo

Este estudo investigou os objetivos de professores da educação básica na utilização da videoconferência (VC) no ensino, as formas de uso, as vantagens e as dificuldades enfrentadas no contexto da escola pública. Analisaram-se também sua contribuição para a formação de professores e as competências requeridas para o uso. Utilizaram-se entrevistas com 17 professores que utilizavam a VC. Os dados, analisados qualitativamente, revelaram que os professores tinham objetivos relacionados à ampliação dos conteúdos, ao estudo de outras realidades, à criação de novas práticas pedagógicas, ao incentivo dos estudantes na tomada de decisões e à motivação de alunos. As formas de uso estavam associadas às aulas expositivas e palestras feitas por especialistas. As principais dificuldades relatadas foram a falta de apoio e de tempo para o planejamento das atividades e a falta de suporte técnico. Sua contribuição na formação docente residiu na atualização de conhecimentos e no aprendizado das novas tecnologias. Domínio das tecnologias, do espaço físico e da dinâmica do trabalho estão entre as competências requeridas. Os resultados ampliam os debates sobre as práticas pedagógicas e a gestão de sala de aula, tanto na formação inicial como contínua.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Sérgio Garcia, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
    Doutor em Educação. Pós doutorando da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Vilmar Malacarne, Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Brasil.
    Doutor em Educação. Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, Docente da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS – Brasil.
    Doutor em educação; Professor da Universidade Federal de Santa Maria (CE/UFSM).

Downloads

Publicado

2013-12-26

Como Citar

O USO DA VIDEOCONFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (2013). Reflexão E Ação, 21(2), 10-33. https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3811