Educação social e saberes necessários: análises a partir de experiências em acolhimento institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.15910

Palavras-chave:

Educação Social, Direitos das Crianças e Adolescentes, Acolhimento Institucional

Resumo

Este texto versa sobre os saberes necessários ao educador social, especialmente em casas de acolhimento institucional. Considera-se a experiência das autoras junto a crianças e adolescentes com direitos violados e argumenta-se historicamente sobre a origem da concepção assistencialista que permeia a ação que deveria ser potencialmente pedagógica nestes espaços. Salienta-se a ideia da formação superior, entre outros aspectos necessários aos educadores sociais, pois a qualidade das práticas pedagógicas está intrinsecamente relacionada ao processo formativo dos profissionais envolvidos e, ainda, ao reconhecimento de um sistema de educação social como complemento à garantia do direito à educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Verônica Regina Muller, Universidade Estadual de Maringá
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Integrante do PCA/UEM- Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual de Maringá.
  • Paula Marçal Natali, Universidade Estadual de Maringá
    Professora da Universidade Estadual de Maringá - CRV, Coordenadota do Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente- PCA/UEM.
  • Karine dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professora da Faculdade de Educação da UFRGS na área da Educação Social. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Coletivo de Educação Popular e Pedagogia Social - CEPOPES.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Artigos do Fluxo

Como Citar

Educação social e saberes necessários: análises a partir de experiências em acolhimento institucional. (2022). Reflexão E Ação, 30(2), 99-113. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.15910