A educação no sistema prisional: experiência educacional na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.13984

Palavras-chave:

Educação de apenados. Paraná. Sistema Prisional.

Resumo

A educação prisional é tratada como programa eventual de governo ao invés de uma política pública de Estado. Costumeiramente a falta estrutura física, material pedagógico adequado e professores comprometem a efetividade desse direito. O estudo aborda o acesso à educação pelos apenados no Estado do Paraná por meio de pesquisa de campo realizada na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão/PR. A educação é dever do Estado, tratando-se de um direito universal e, aos apenados assenta-se na Lei de Execução Penal (nº 7.210/1984). Enquanto procedimento metodológico utiliza-se o estudo de caso e a história oral temática, a fim de evidenciar fatos concretos do sistema prisional brasileiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thaís Janaina Wenczenovicz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
    Docente adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS. Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação/UERGS. Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Paraná - UNIOESTE. Professora Titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito/UNOESC. Avaliadora do INEP - BNI ENADE/MEC. Membro do Comitê Internacional Global Alliance on Media and Gender (GAMAG) - UNESCO. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq/UERGS Direitos Humanos e Justiça: perspectivas decoloniais.
  • Camila Tais Menegoto, UNIOESTE
    Mestre em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE; Pós-graduanda em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho através no Centro Sulamericano de Ensino Superior; Graduada no curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE; Docente na Educação Infantil e Ensino Fundamental, formada pelo Colégio Estadual de Pato Branco - PR. Atuou como monitora Bolsista do Projeto CUIA/UNIOESTE. Atuou como estagiária de graduação na Vara Criminal no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Comarca de São João - PR. Advogada e Conciliadora do Juizado Especial Cível e Criminal na Comarca de Marmeleiro/PR.

Downloads

Publicado

2020-08-28

Edição

Seção

Artigos do Fluxo

Como Citar

A educação no sistema prisional: experiência educacional na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão/PR. (2020). Reflexão E Ação, 28(3), 66-80. https://doi.org/10.17058/rea.v28i3.13984