Aproximações entre avaliação e currículo na educação de jovens, adultos e idosos

Autores

  • Reijane da Silva Lopes secretaria de educação do DF
  • Maria clarisse vieira UnB

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.13586

Palavras-chave:

Currículo, Processo avaliativo, EJA, Avaliação formativa.

Resumo

Os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) demandam um currículo e práticas avaliativas diferenciadas. Em consonância com esta ideia, este artigo tem como objetivo analisar as aproximações entre o processo avaliativo e o currículo prescrito e vivido na primeira etapa da EJA de uma escola pública do Distrito Federal e sua pertinência com os documentos vigentes na Secretaria de Estado de Educação do DF – SEEDF. A pesquisa constituiu-se em observações e intervenções em sala de aula, dentro de uma perspectiva de pesquisa-ação. O estudo desvelou aproximações e distanciamentos entre o currículo prescrito e o vivido, reflexões importantes para todos os que lidam com esta modalidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Reijane da Silva Lopes, secretaria de educação do DF
    Psicóloga, pedagoga e psicopedagoga. Mestre em educacao do programa de pós-graduação em educação da UnB.
  • Maria clarisse vieira, UnB
    Professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília . É Pedagoga com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006).

Downloads

Publicado

2020-01-05

Edição

Seção

Artigos do Fluxo

Como Citar

Aproximações entre avaliação e currículo na educação de jovens, adultos e idosos. (2020). Reflexão E Ação, 28(1), 111-127. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.13586