DIÁLOGO ENTRE MARXISMO E ERGOLOGIA: ANÁLISE E INTERVENÇÃO NO TRABALHO À LUZ DO CONCEITO DE ATIVIDADE

Autores

  • Deise de Souza Dias Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
  • Jurandir Soares da Silva IEC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Mariana Veríssimo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12495

Palavras-chave:

Ergologia, Trabalho, Marxismo, Atividade, Ergoengajamento.

Resumo

A partir dos resultados de investigações já realizadas pelo Grupo de Pesquisa Garimpo da Atividade de Trabalho, este artigo propõe uma retomada do diálogo estabelecido entre conceitos marxistas e ergológicos, em torno do trabalho, realizado no âmbito da incorporação da abordagem ergológica no Brasil. São destacados os conceitos marxistas e ergológicos que especificam o trabalho e os diálogos, avanços e limites estabelecidos entre eles. Objetiva-se identificar as repercussões dessas articulações quando se trata de conhecer e intervir no trabalho para transformá-lo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Deise de Souza Dias, Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
    Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Concluiu Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. É professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Membro da Sociedade Internacional de Ergologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação e Políticas Públicas para Educação atuando nos seguintes temas: ergologia, produção de saberes no trabalho, trabalho docente, gestão da educação básica, políticas públicas para educação.
  • Jurandir Soares da Silva, IEC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
    Pedagogo, Mestre em Educação/Ergologia. Professor nas licenciaturas e Pós-graduação lato sensu (docencia do Ensino Superior)
  • Mariana Veríssimo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Departamento de Educação Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Colaboradora do PROMESTRE/FAE-UFMG.

Downloads

Publicado

2018-11-22

Edição

Seção

Dossiê Temático: 10anos PPGEDU UNISC

Como Citar

DIÁLOGO ENTRE MARXISMO E ERGOLOGIA: ANÁLISE E INTERVENÇÃO NO TRABALHO À LUZ DO CONCEITO DE ATIVIDADE. (2018). Reflexão E Ação, 26(3), 22-33. https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12495