COM A PALAVRA, O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.11233

Palavras-chave:

Professores de Educação Especial, Inclusão, Trabalho pedagógico.

Resumo

Num cenário marcado por possibilidades e enfrentamentos, este texto objetiva discutir elementos relacionados ao campo formativo e profissional de professores de Educação Especial de três municípios do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa, de natureza qualiquantitativa, teve o objetivo de conhecer as percepções dos professores de Educação Especial a respeito das possibilidades e das dificuldades relacionadas aos processos inclusivos em diferentes contextos escolares. Com a utilização de um questionário, este texto apresenta as crenças e as compreensões dos professores de Educação Especial a respeito do trabalho pedagógico que desenvolvem nas escolas com os diferentes sujeitos nesses contextos. Os resultados indicam que os professores de Educação Especial, diante de múltiplas demandas e de diferenciadas dificuldades, acreditam nos processos de inclusão na escola regular e percebem progressos significativos para a inclusão dos estudantes com deficiência no ensino regular.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Luzia Corrêa Thesing, Universidade Federal de Santa Maria
    Pedagoga (UFSM) Mestre em Educação (PUCRS) Doutoranda em Educação (PPGE/UFSM)
  • Fabiane Adela Tonetto Costas, Universidade Federal de Santa Maria
    Pedagoga (UFSM) Mestre em Educação (UFRGS) Doutora em Educação (UFRGS) Pós-doutorado pela Universidade do Minho/UM/Portugal. Professora Associada III do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (FUE/CE/UFSM) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM).

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

COM A PALAVRA, O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA. (2019). Reflexão E Ação, 27(2), 202-218. https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.11233