Função da educação ambiental na promoção do desenvolvimento social
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v12i3.429Palabras clave:
Educação Ambiental. Conteúdos Curriculares. Função Social. Currículo Ambiental. Desenvolvimento SocialResumen
Este estudo tem por objetivo fazer uma reflexão sobre o conteúdo da Educação Ambiental, num contexto da preocupação que não se restringe a relacionar uma lista de aspectos específicos desta área do conhecimento. Não se pretende estabelecer linhas demarcativas, mas o propósito é de exercitar, por meio da reflexão, trazendo à luz alguns conteúdos que precisam ser considerados na Educação Ambiental, e colaborar na construção de uma sociedade sustentável e desenvolvida. Sob esse aspecto, discutem-se duas variáveis de compreensão: a especulação utópica e a possibilidade real, incumbindo o indivíduo e a sociedade num exercício coletivo da transformação da própria história. Além dessas, identifica-se outros conteúdos procedimentais que incluem as regras, os métodos e as habilidades, como meios operacionais, num pressuposto indispensável para aprendizagem de conteúdo e realização de ações acompanhadas por reflexões sobre esse fazer, procurando aperfeiçoá-lo. Destaca-se que os principais pontos foram abordados de forma qualitativa da pesquisa, concluindo-se, ao término, que a adoção de práticas ambientais nos conteúdos curriculares contribui qualitativamente para a construção cultural no conjunto do desenvolvimento da sociedade.Descargas
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Publicado
2008-08-06
Número
Sección
Artículos
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Função da educação ambiental na promoção do desenvolvimento social. (2008). Redes, 12(3), 191-203. https://doi.org/10.17058/redes.v12i3.429