Marketing interno - Um estudo da relação com o cliente interno, através da identificação de programas de benefícios disponibilizados aos funcionários nas empresas do Vale do Rio Pardo – Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Dalva Maria Righi Dotto
  • Airton Garcia da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v12i3.423

Palabras clave:

marketing interno, endomarketing, relação entre empresa e funcionários.

Resumen

Utilizado para a criação de valor, satisfação e fortalecimento da cultura organizacional o marketing voltado para dentro da empresa facilita as relações entre a empresa e os funcionários com reflexos positivos no cliente externo. Considerado pré-requisito do marketing externo, ações de endomarketing auxiliam no desenvolvimento e na manutenção de um compromisso dos funcionários com a empresa em que atuam gerando uma sinergia e um ambiente favorável e produtivo. Este estudo apresenta a pesquisa realizada nas empresas do Vale do Rio Pardo - Rio Grande do Sul que verificou a relação entre essas empresas e o cliente interno através da identificação de programas de benefícios disponibilizados por estas aos seus funcionários.

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Publicado

2008-08-06

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Marketing interno - Um estudo da relação com o cliente interno, através da identificação de programas de benefícios disponibilizados aos funcionários nas empresas do Vale do Rio Pardo – Rio Grande do Sul. (2008). Redes, 12(3), 36-57. https://doi.org/10.17058/redes.v12i3.423