Educação do Campo no Brasil – a experiência da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC

Autores/as

  • João Paulo Reis Costa
  • Virgínia Elisabeta Etges Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v21i3.7528

Palabras clave:

Escola Família Agrícola. Pedagogia da Alternância. Participação

Resumen

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a Educação do Campo no contexto da realidade brasileira, destacando o significado das Escolas Família Agrícola - EFAs. Com base na experiência da EFASC, referenciada na Pedagogia da Alternância, com a participação das famílias e suas comunidades, alternada com a formação escolar construída no ambiente escolar, as EFAs buscam promover a formação integral do jovem agricultor em técnico agrícola. Nesse processo educativo destaca-se a participação das famílias e instituições regionais como parceiros fundamentais para o desenvolvimento e formação dos estudantes, possibilitando a estes a permanência no campo por opção.

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Publicado

2016-09-10

Cómo citar

Educação do Campo no Brasil – a experiência da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC. (2016). Redes, 21(3), 300-319. https://doi.org/10.17058/redes.v21i3.7528