Habilidades sociais no enfrentamento à pandemia nos mercados alimentares territoriais: uma análise a partir do Médio Alto Uruguai e do Litoral Norte do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v29i1.18922

Palavras-chave:

Mercados digitais, Ação coletiva, Ação estratégica

Resumo

O artigo analisa as habilidades sociais mobilizadas no enfrentamento à pandemia da Covid-19 a partir da construção de mercados alimentares territoriais. Em diálogo com a Teoria dos Campos de Ação Estratégica, foram analisadas estratégias de digitalização dos processos de comercialização empreendidas por atores hábeis e suas coalizões políticas em dois territórios do Rio Grande do Sul: Litoral Norte e Médio Alto Uruguai. A pesquisa envolveu observação direta da estruturação de sistemas digitais de venda de alimentos e 72 entrevistas realizadas com atores envolvidos na construção desses sistemas (gestores, agricultores, consumidores, lideranças políticas, consultores). As entrevistas foram conduzidas entre novembro de 2020 e novembro de 2021. Elas foram transcritas e processadas utilizando o software NVivo, para posterior análise de conteúdo. Os resultados demonstram que, em ambos os territórios, a configuração das estratégias foi influenciada pela capacidade diferenciada de engajamento de outros atores, notadamente das organizações de agricultores familiares e de consumidores; pelas características socioeconômicas específicas de cada território, com destaque para a distância dos centros de consumo; e, de maneira especial, pela ausência de políticas públicas voltadas ao fortalecimento de mercados alimentares territoriais face a um contexto de desmantelamento da estrutura estatal de suporte à agricultura familiar durante o governo Bolsonaro. As conclusões do estudo sugerem que as habilidades sociais das organizações analisadas permitiram a construção mecanismos de resiliência relevantes durante os momentos mais críticos da pandemia, mas que, face às barreiras institucionais, logísticas e políticas com os quais se depararam, não tiveram condições de produzir mudanças substanciais no sentido da territorialização dos mercados alimentares.

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Publicado

2024-07-29

Edição

Seção

Mercados Alimentares Digitais no Brasil: dinâmicas, inovações e desafios

Como Citar

Habilidades sociais no enfrentamento à pandemia nos mercados alimentares territoriais: uma análise a partir do Médio Alto Uruguai e do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. (2024). Redes, 29(1). https://doi.org/10.17058/redes.v29i1.18922