Agroindústria Familiar, ODS’s e Desenvolvimento Alternativo: um estudo sobre a Fonte do Sabor do Semiárido Paraibano/Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v24i3.14122

Palavras-chave:

Sistema agroalimentar. Solidariedade. Território.

Resumo

O objetivo geral foi apresentar a relação entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), o Desenvolvimento Alternativo e a Agroindústria familiar rural de polpa de fruta Fonte de Sabor como fruto da união de mulheres agricultoras familiares do Assentamento São João II que localiza-se no espaço rural de Pombal, território do Médio Piranhas, estado da Paraíba, Brasil. A estrutura conceitual pauta-se: na organização, produção e comercialização coletiva de alimentos; na teoria do desenvolvimento alternativo; no desenvolvimento rural; na sustentabilidade; e, no Sistema de Indicadores do Desenvolvimento Alternativo e Sustentável para a Agricultura Familiar – DASAF. A metodologia seguiu a lógica analítico-descritiva e os procedimentos adotados foram: pesquisa bibliográfica, rodas de conversas com as mulheres, articuladores institucionais que são os representantes do SEBRAE, EMATER, Incubadora IACOC/UFCG e discentes do CCTA/UFCG e, aplicação das variáveis que compõem a dimensão “modo de organização” do Sistema de Indicadores DASAF. Como resultado, constatou que na agroindústria Fonte do Sabor, que conta com o acompanhamento de articuladores institucionais, há a prevalência de mulheres na produção e comercialização de alimentos, da mesma maneira que o modo de organização “associativo” prevalece em comparação com o “cooperativo” e, que os apoios institucionais se destacam tanto na orientação dos extensionistas da EMATER, incentivando o plantio sem agrotóxico de frutíferas, quanto na contribuição da aquisição de equipamentos, e também na capacitação que aborde as boas práticas de fabricação, bem como, nas orientações para adoção de práticas ambientais sustentáveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricélia Maria Marinho Sales, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil
    Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, na área de Ciências do Ambiente.
  • Mônica Tejo Cavalcanti, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil
    Doutora em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande. Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Campina Grande.
  • Karla Jarlita de Moura Silva, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil
    Graduanda em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil
  • Patrícia de Jesus Silva, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil
    Graduanda em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil

Downloads

Publicado

2019-09-03

Edição

Seção

As (re)configurações rurais e urbanas na alimentação e a perspectiva territorial

Como Citar

Agroindústria Familiar, ODS’s e Desenvolvimento Alternativo: um estudo sobre a Fonte do Sabor do Semiárido Paraibano/Brasil. (2019). Redes, 24(3), 142-162. https://doi.org/10.17058/redes.v24i3.14122