Intervenções comunitárias em enfermagem: intersetorialidade, formação empreendedora e desenvolvimento regional em saúde

Autores

  • Gímerson Erick Ferreira Faculdades Integradas de Taquara
  • Edemilson Pichek dos Santos Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)
  • Amanda Silveira Duarte Gomes Licenciada em Letras pela Faculdade Cenecista de Osório (FACOS). Mestrando em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação das Faculdades Integradas de Taquara (PPGDR-FACCAT). Bolsista CAPES. Torres, RS, Brasil. E-mail: amandasduartegomes@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/0535538928328087
  • Claudia Capellari Enfermeira. Doutoranda em Medicina e Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora e Professora da Graduação em Enfermagem (FACCAT). Taquara, RS, Brasil. E-mail: claudiacapellari@faccat.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/5548008403562583
  • Roberto Tadeu Ramos Morais Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (PPGDR-FACCAT), Vice-Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação. Taquara, RS, Brasil. E-mail: masprm@faccat.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/6452095975858658

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v23i3.12182

Palavras-chave:

Ações comunitárias em saúde. Enfermagem. Desenvolvimento Regional.

Resumo

Compreendendo desenvolvimento regional para além de seu caráter econômico, mas envolvendo qualidade de vida da população e participação cidadã, entende-se a saúde como importante determinante desse processo. Neste artigo, pretendeu-se analisar as contribuições das intervenções comunitárias com enfoque na educação para a saúde, mobilizadas por acadêmicos de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior - IES do Vale do Paranhana/RS. Estudo do tipo qualitativo e exploratório, amparou-se em uma pesquisa documental aos relatórios de intervenções da IES, cujos dados foram analisados de forma interpretativa. Diante dos dados coletados, percebeu-se que as instituições de educação básica não estiveram presentes em nenhuma ação, apesar de existir um programa governamental específico que estreita a relação entre educação e saúde. Esse é um ponto importante a ser trabalhado em ações futuras, dado o potencial de inserção e mobilização comunitária que essas instituições têm. Pôde-se concluir que ações comunitárias em saúde têm grande potencial de mobilizar diversos atores e setores, contribuindo para a cooperatividade, além de proporcionarem aos acadêmicos uma formação mais próxima da realidade regional.

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Biografia do Autor

  • Edemilson Pichek dos Santos, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)
    Enfermeiro. Mestrando em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação das Faculdades Integradas de Taquara (PPGDR-FACCAT). Bolsista CAPES. Taquara, RS, Brasil. E-mail: edemilson@sou.faccat.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/0638593773386770

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Publicado

2018-09-12

Como Citar

Intervenções comunitárias em enfermagem: intersetorialidade, formação empreendedora e desenvolvimento regional em saúde. (2018). Redes, 23(3), 317-335. https://doi.org/10.17058/redes.v23i3.12182