Representações sociais de beleza feminina entre mulheres usuárias do Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v9i.19114

Palavras-chave:

representações sociais, aparência física, beleza, feminilidade, mídias sociais

Resumo

Introdução: Padrões de beleza podem ser identificados em diversos momentos da história, sendo alterados mediante valores e crenças em vigor da época. Atualmente, tais ideais encontram no ciberespaço as ferramentas de controle e implementação de padrões através das redes sociais. Objetivos: Identificar representações sociais de beleza feminina e suas relações com os conteúdos da rede social Instagram a partir da experiência de mulheres usuárias desta rede social. Método: Foram realizadas entrevistas com 10 participantes com idades entre 18 e 59 anos, usuárias do Instagram, convidadas por meio de redes sociais e pela técnica de bola de neve. Os dados foram coletados por meio de entrevistas presenciais, norteadas por um roteiro previamente elaborado considerando os objetivos deste estudo, autorizado pelo Comitê de Ética da UFES. Os dados foram analisados por meio da proposta de análise categorial/temática de Bardin. Resultados: Foi indicado uma representação social de corpo e de beleza que engloba elementos subjetivos (simpatia e delicadeza) e objetivos (corpo em forma), a qual orienta práticas femininas. Conclusão: Embora haja inclusão de aspectos subjetivos nas representações sociais sobre corpo e beleza feminina, isso não significa atribuição de menor valor a aspectos físicos do corpo (questões objetivas), demonstrando uma coexistência desses elementos, o que pode ter relação com o processo de valorização de diferentes belezas fomentado principalmente pelos movimentos feministas, o que poderia ser mais bem explorado em outras investigações.

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Biografia do Autor

  • Gizele Eleonora Bernabé de Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES

    Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2022) e começou suas pesquisas relacionadas ao corpo em sua graduação em Educação Física, realizada na mesma Universidade. Desde então procura interligar temáticas destas duas grandes áreas de conhecimento em suas pesquisas. Sua área de pesquisa é Corpo, Beleza, Feminilidade e Representações Sociais.

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Publicado

2025-10-14

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Artigos de Pesquisa

Como Citar

Representações sociais de beleza feminina entre mulheres usuárias do Instagram. (2025). Psi Unisc, 9. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v9i.19114