Sobre a Revista

Missão, valores e visão

A missão da Psi Unisc é incentivar, visibilizar e ampliar o acesso à produção científica em Psicologia, com foco nas áreas de Saúde Mental e Práticas Sociais. Seus valores estão alicerçados no compromisso com a qualidade científica, a relevância social, a ética na pesquisa e a promoção do diálogo interdisciplinar. A Psi Unisc está em consonância com os princípios da Ciência Aberta ao oferecer livre acesso à produção científica por meio da disponibilização de seus manuscritos, sem a cobrança de taxas. 

A revista valoriza a diversidade de perspectivas, metodologias e contextos culturais, reconhecendo a importância de abordagens críticas e inovadoras para a compreensão e intervenção nos processos clínicos e sociais.

Sua visão é consolidar-se como referência nacional e internacional na divulgação de literatura científica e técnica na interface entre processos clínicos e sociais, contribuindo para o desenvolvimento de práticas e políticas que impactem positivamente indivíduos, comunidades e instituições.

Público Alvo

A Psi Unisc destina-se a pesquisadores, profissionais da Psicologia de diferentes instituições e áreas afins e estudantes de programas de pós-graduação. 

Sobre a Revista

A Psi Unisc está sob a responsabilidade editorial do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. O periódico mantém um compromisso sólido com a publicação de materiais que abordem práticas psicossociais e comunitárias e incentiva a disseminação e o fortalecimento desses temas no campo da Psicologia e áreas afins. A Psi Unisc está em consonância com os princípios da Ciência Aberta ao oferecer livre acesso à produção científica por meio da disponibilização de seus manuscritos, sem a cobrança de taxas. 

Contato Psi Unisc

Email: psiunisc@gmail.com

Endereço: Av. Independência, 2293 - bloco 10 - sala 1021, 2º andar.
Bairro: Universitário
CEP: 96815-900
Santa Cruz do Sul - RS / Brasil
Fone: (51) 3717-7487 - (51) 3717-7488

PERIODICIDADE: Fluxo contínuo

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE E CIÊNCIA ABERTA: A Psi Unisc está em consonância com os princípios da Ciência Aberta ao oferecer livre acesso à produção científica por meio da disponibilização de seus manuscritos, sem a cobrança de taxas.  

CONDUTAS ÉTICAS E BOAS PRÁTICAS DE PUBLICAÇÃO: A Psi Unisc adota as diretrizes éticas do Committee on Publication Ethics (COPE), do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA). Tais diretrizes estabelecem padrões de integridade, transparência e responsabilidade na produção científica. A revista repudia práticas antiéticas e exige que todas as fontes utilizadas sejam devidamente referenciadas. Não conformidades identificadas no processo de avaliação serão questionadas e, se confirmadas, resultarão na rejeição e arquivamento do manuscrito. 

CONFLITO DE INTERESSES: Autores, revisores e editores devem declarar qualquer interesse, financeiro ou não, que possa influenciar a elaboração, avaliação ou julgamento do manuscrito. Cabe aos autores informar potenciais conflitos na folha de rosto, na ocasião da submissão. Revisores devem comunicar aos editores qualquer situação que comprometa sua imparcialidade. Em caso de dúvida, recomenda-se contatar a equipe editorial. Preferencialmente, espera-se a ausência de conflitos de interesse.

ÍNDICE DE REJEIÇÃO: Atualmente, a PSI UNISC possui o índice de rejeição em 55%.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS MANUSCRITOS

A avaliação dos artigos, desde a submissão até o processo final segue o seguinte fluxo:

ANÁLISE INICIAL: Os artigos recebidos passam, inicialmente, por análise da equipe editorial para verificar o cumprimento das normas de publicação e a adequação ao Foco e Escopo da Psi Unisc. Em seguida, são submetidos à ferramenta de detecção de similaridade Similarity Check, disponibilizada pelo iThenticate. Quando necessárias adequações às normas, os autores são contatados. Caso a avaliação inicial considere o manuscrito inadequado quanto ao foco e escopo, aos critérios éticos ou à qualidade do texto, o artigo será rejeitado e arquivado, com comunicação formal aos autores no prazo de até 60 dias.

AVALIAÇÃO EXTERNA: Os artigos aprovados na triagem inicial são encaminhados a dois pareceristas externos, escolhidos por sua reconhecida experiência e conhecimento na temática abordada. Esses avaliadores, provenientes de instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, possuem título de doutorado e especialização em áreas alinhadas ao foco e ao escopo da Psi Unisc, assegurando rigor científico e qualidade na avaliação. O processo segue o formato de revisão duplo-cega, preservando a identidade de autores e avaliadores. Antes de aceitar a tarefa, os pareceristas são consultados quanto à disponibilidade e dispõem de 15 dias para confirmar a participação e 30 dias para concluir a avaliação. Em caso de pareceres divergentes, a equipe editorial avaliará os argumentos apresentados por ambos os revisores para deliberar sobre a decisão editorial. Se o impasse permanecer, poderá ser solicitada uma terceira avaliação. Caso um avaliador recuse a tarefa, a equipe editorial realiza uma nova solicitação de avaliação.

*Embora a política editorial estabeleça prazos para a entrega dos pareceres, nem sempre os avaliadores aceitam fazer pareceres ou conseguem cumpri-los na data estabelecida, o que pode fazer com que o tempo de conclusão da avaliação varie significativamente.

PARECER: O parecer é registrado em formulário específico, no qual, após a revisão criteriosa do manuscrito, o avaliador indica uma das seguintes recomendações: não publicar, publicar, publicar com correções obrigatórias ou submeter a outra revista. Em todos os casos, os autores são comunicados e, quando há solicitação de  correções obrigatórias, recebem o manuscrito acompanhado dos pareceres para realizar as devidas modificações. 

VERSÃO FINAL: A versão corrigida do manuscrito é reavaliada pela equipe editorial, que verifica o atendimento às correções obrigatórias e à formatação geral do artigo, podendo solicitar ajustes adicionais aos autores que deverão realizá-los num prazo de até sete dias. Caso não haja alterações pendentes sugeridas pelos avaliadores externos, o aceite é comunicado aos autores e o texto é encaminhado para a edição final.

DOI (Digital Object Identifier):  O DOI, que assegura identificação única, permanente e rastreável do artigo em ambientes digitais, será atribuído somente à versão final aprovada para publicação, permitindo citação precisa e acesso confiável ao conteúdo.

Indexação:

Lilacs - https://lilacs.bvsalud.org/

Latindex - https://www.latindex.org/

Sumários.org - https://www.sumarios.org/

Diadorim - http://diadorim.ibict.br/

DOAJ - https://doaj.org/

ERIH PLUS - https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/

LivRe - www.cnen.gov.br

Portal .periodicos. Capes - www-periodicos-capes-gov-br

Crossref - search.crossref.org/

Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br/

Directory of Research Journals Indexing - http://olddrji.lbp.world/Default.aspx

Pareceristas ad hoc

A comissão editorial da PSI UNISC agradece aos pareceristas ad hoc que contribuíram com a análise e apreciação crítica dos artigos submetidos para a publicação da Revista.

Ano de 2017 (clique aqui)

Ano de 2018 (clique aqui)

Ano de 2019 (clique aqui)

Ano de 2020 (clique aqui)

Ano de 2021 (clique aqui)

Ano de 2022 (clique aqui)

Ano de 2023 (clique aqui)

Declaração de Direitos Autorais

A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.

Licença Creative Commons Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.