Longevidade: Cidadania, Participação e Direitos Sociais

Autores

  • Isabel Maria Gomes de Oliveira Faculdade de Psicologia de Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Maria da Luz Leite Cabral Escola Superior de Saúde do Alcoitão - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v1i1.9629

Palavras-chave:

Envelhecimento. Longevidade. Cidadania. Participação e Direitos Sociais.

Resumo

A longevidade é sem dúvida uma das maiores conquistas da humanidade. O aumento do número de pessoas nos grupos etários mais elevados (+65) é essencialmente, fruto de um conjunto de políticas públicas e sociais, que nas últimas décadas foram implementadas em Portugal e que originaram a redução da mortalidade e consequentemente o aumento da longevidade. Ao mesmo tempo, desencadeou grandes desafios legislativos na efetivação de políticas públicas que protejam os direitos sociais e políticos. Enquanto cidadãos de pleno direito, compete ao Estado a garantia dos mesmos, promovendo o direito à cidadania, dignidade, participação cívica na sociedade.Este artigo surge a partir de um trabalho de investigação realizado com pessoas de idade avançada[1] num lar residencial, onde se refletiu sobre os sentidosque estes atribuem à cidadania e à participação, agora que estão na condição de “reformados”, “aposentados” e “institucionalizados”.


[1]OMS, 2015: 3

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabel Maria Gomes de Oliveira, Faculdade de Psicologia de Ciências da Educação da Universidade do Porto
    Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Pós- Graduada em Administração Pública e Políticas Públicas pela Universidade Aberta de Lisboa, Mestre em Ciências da Educação domínio Educação de Adultos e Desenvolvimento Local pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e formadora certificada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.
  • Maria da Luz Leite Cabral, Escola Superior de Saúde do Alcoitão - Portugal
    Possui mestrado em Ciencias da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciencias da Educação Universidade do Porto(2013). Atualmente é Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Tem experiência na área de Educação.

Referências

Beauvoir, Simone (1990). A Velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Bourdieu, Pierre (1998). Meditações Pascalianas. Oeiras: Celta Editora.

Bourdieu, Pierre (2001). O capital social: notas provisórias (1980). In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Orgs.) Escritos de educação (3). Petrópolis: Vozes, pp. 65-69.

Costa, Alfredo Bruto (2005). Exclusões Sociais. Cadernos democráticos. pp. 11-85. Lisboa: Gradiva.

Estevão, Carlos Alberto V. (1997). Cidadania organizacional: o enquadramento institucional de um conceito para uma alternativa pós-moderna da cidadania. Cadernos do Noroeste, 10(1). Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2762219.

Fernandes, António T. (1995). Etnicização e racização no processo de exclusão social. Recuperado de http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/1381.pdf.

Fonseca, António M. (2006). A Noção de idade e o Idadismo. In: O Envelhecimento: Abordagem Psicológica (2). Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, pp. 22-33.

Giddens, Anthony (1990). The consequences of modernity. Cambridge: Cambridge Polity Press.

Giddens, Anthony (1992). Modernidade e Identidade Pessoal. Oeiras: Celta.

Karsz, Saul (1988) (1). Deconstruire la Veillesse. Les Chaiers de la Recherche sur le Travail Social (15). Caen: Presses universitaires de Caen.

Lenoir, Remi (1989). Objeto Sociológico e Problema Social. In: MERILLÈ et al. Iniciação à prática sociológica. Trad. J. de Teixeira. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes.

Macedo, Eunice (2009). Cidadanias em confronto Educação de jovens elites em tempo de globalização. Porto: CIIE LIVPSIC.

Marshall, Theodore H. (1967). Cidadania, Classe social e Status. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

Oliveira, José H. Barros de (2010) (4). Psicologia do Envelhecimento e do Idoso Portugal: LivPsic.

OMS: Organização Mundial de Saúde (2002). Active Ageing: a policy framework. Geneva: World Health Organization.

OMS: Organização Mundial de Saúde (2015). Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde: United States of America.

Paugam, Serge (2003). A Desqualificação Social: Ensaio sobre a nova pobreza. Porto: Porto Editora.

Perrenoud, Philippe (2005). Escola e Cidadania - O Papel da Escola na Formação para a Democracia. Porto Alegre: Artmed.

Quivy, Raymund, & Campenhouldt, Luc Van (2008). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.

Rodrigues, Eduardo V., Samagaio, Florbela M. da S.,Ferreira,Helder, Mendes, Maria M. F., & Januário, Susana P. C.(1999). A pobreza e a Exclusão Social: Teorias, Conceitos e Políticas Sociais em Portugal. Recuperado de https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/8578.

Saint-Maurice, Ana (1997). Identidades Reconstruidas: cabo-verdianos em Portugal.Oeiras: Celta Editora.

Sacristän, J. Gimeno (2003). Educar e Conviver na Cultura Global. Coleção perspetivas atuais: Educação. Edições Asa.

Santos, Boaventura S. (1997). Por Uma Conceção Multicultural de Direitos Humanos. Revista Crítica de Ciências Socais,(48), Junho de 1997. Recuperado de http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/pdfs/Concepcao_multicultural_direitos_humanos_RCCS48.PDF.

Squire, Anne (2005). Saúde e Bem-Estar para Pessoas Idosas: Fundamentos Básicos para a Prática. Loures: Lusociência.

Stoer, Stephen, Magalhães, António, & Rodrigues, David (2004). Os Lugares da Exclusão Social. Um dispositivo de diferenciação pedagógica. São Paulo: Cortez Editora.

Stoer, Stephen, & Magalhães, António(2005). «A Diferença Somos Nós» - A Gestão da Mudança Social e as Políticas Educativas e Sociais. Porto: Edições Afrontamento.

Stoer, Stephen (2008). Novas Formas de Cidadania, a Construção Europeia e a Reconfiguração da Universidade. Revista:Educação, Sociedade & Culturas, (26), pp. 219-238.

Downloads

Publicado

2017-07-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Longevidade: Cidadania, Participação e Direitos Sociais. (2017). Psi Unisc, 1(1), 18-31. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v1i1.9629