Representações sociais de beleza feminina entre mulheres usuárias do Instagram
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v9i.19114Palavras-chave:
representações sociais, aparência física, beleza, feminilidade, mídias sociaisResumo
Introdução: Padrões de beleza podem ser identificados em diversos momentos da história, sendo alterados mediante valores e crenças em vigor da época. Atualmente, tais ideais encontram no ciberespaço as ferramentas de controle e implementação de padrões através das redes sociais. Objetivos: Identificar representações sociais de beleza feminina e suas relações com os conteúdos da rede social Instagram a partir da experiência de mulheres usuárias desta rede social. Método: Foram realizadas entrevistas com 10 participantes com idades entre 18 e 59 anos, usuárias do Instagram, convidadas por meio de redes sociais e pela técnica de bola de neve. Os dados foram coletados por meio de entrevistas presenciais, norteadas por um roteiro previamente elaborado considerando os objetivos deste estudo, autorizado pelo Comitê de Ética da UFES. Os dados foram analisados por meio da proposta de análise categorial/temática de Bardin. Resultados: Foi indicado uma representação social de corpo e de beleza que engloba elementos subjetivos (simpatia e delicadeza) e objetivos (corpo em forma), a qual orienta práticas femininas. Conclusão: Embora haja inclusão de aspectos subjetivos nas representações sociais sobre corpo e beleza feminina, isso não significa atribuição de menor valor a aspectos físicos do corpo (questões objetivas), demonstrando uma coexistência desses elementos, o que pode ter relação com o processo de valorização de diferentes belezas fomentado principalmente pelos movimentos feministas, o que poderia ser mais bem explorado em outras investigações.
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