Psicologia e artes circenses: revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.17058/psiunisc.v9i.18546Palavras-chave:
arte, cultura, psicologia, psicologia socialResumo
Introdução: Estudos sobre artes circenses vêm se desenvolvendo cada vez mais no campo científico brasileiro e por ser uma manifestação cultural potente, onde acontecem diferentes relações psicossociais, surge a necessidade de investigar, através da Psicologia, o seu papel transformador nos sujeitos envolvidos. Objetivos: Este artigo de revisão integrativa de literatura tem como objetivo investigar o que há e como se constituem produções acadêmicas no âmbito das artes circenses e psicologia, relacionadas a aspectos psicossociais e desenvolvimento humano. Método: Foram realizadas buscas nas bases de dados: Pepsic, Scielo e BVS (LILACS) e, mediante critérios de inclusão e exclusão, foram recuperados seis artigos, organizados em três dimensões de análise: 1) Circo como ferramenta em processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, 2) Circo como mediador na constituição de sujeitos e 3) Circo como ferramenta social e de inclusão. Resultados: O total de publicações sob a forma de artigos (6) envolvendo Circo e Psicologia indica que a área precisa de mais estudos teóricos e investigações empíricas. Os resultados encontrados apontam que a arte circense é uma potente ferramenta em processos de aprendizagem, sendo uma importante mediadora na constituição de sujeitos e no seu desenvolvimento e possui significativa relevância social na vida destes sujeitos. Conclusão: Através deste trabalho, foi possível concluir que existem poucos trabalhos desenvolvidos sobre articulações entre psicologia e arte circense, os trabalhos analisados demonstraram que a arte circense favorece cuidados, estabelece vínculos e promove saúde, sendo, portanto, um abundante campo de investigação para estudos da psicologia.
Downloads
Referências
Araújo, C. M., & Oliveira, M. C. S. L. (2010). Significações sobre desenvolvimento humano e adolescência em um projeto socioeducativo. Educação em Revista, 26(3), 169-193. https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000300009
Bakhtin, M. (1976). Discurso na vida e discurso na arte: Sobre poética sociológica (C. A. Faraco & C. Tezza, Trads.). In V. N. Voloshinov, Freudism (pp. 1-16). Academic Press. (Obra original publicada em 1926)
Bakhtin, M. (2003). Estética da criação verbal (P. Bezerra, Trad.). Martins Fontes. (Obra original publicada em 1979)
Barros, L. F., & Melo, W. (2019). Cuidado e artes circenses: O circo no cotidiano de uma instituição de saúde mental. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 19(2), 623-643. https://doi.org/10.12957/epp.2019.46906
Bolognesi, M. F. (2003). Palhaços. Editora UNESP.
Bolognesi, M. F. (2010). O circo na história: A pluralidade circense e as revoluções francesa soviética. Repertório: Teatro & Dança, (15), 11–16. https://doi.org/10.9771/r.v0i15.5207
Bortoleto, M. A. C., & Duprat, R. M. (2007). Educação Física Escolar: Pedagogia, a Didática das Atividades Circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 28(2), 171-189. https://www.researchgate.net/publication/277171843_Educacao_fisica_escolar_Pedagogia_e_didatica_das_atividades_circenses
Bortoleto, M. A. C., & Silva, E. (2017). Circo: Educando entre as gretas. Revista Rascunhos – Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, 4(2), 104-117. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n2a2017-07
Dal Gallo, F. (2010). A renovação do circo e o circo social. Revista Repertório Teatro e Dança, (15), 26-28. https://doi.org/10.9771/r.v0i15.5209
Geraldi, J. W. (2003). A diferença identifica. A desigualdade deforma: Percursos bakhtinianos de construção ética e estética. In M. T. Freitas, S. Jobim e Souza, & S. Kramer (Orgs.), Ciências humanas e pesquisa: Leitura de Mikhail Bakhtin (pp. 39-56). Cortez.
Lobo, L., & Cassoli, T. (2006). Circo social e práticas educacionais não governamentais. Psicologia & Sociedade, 18(3), 62-67. https://doi.org/10.1590/S0102-71822006000300009
Merhy, E. E., & Franco, T. B. (2003). Por uma composição técnica do trabalho centrada nas tecnologias leves e no campo relacional. Saúde em Debate, 27(65), 316-323. https://docs.bvsalud.org/biblioref/2023/05/676242/v27-n65-setdez-2003-12a-conferencia-nacional-de-saude-sergio-ar_DGKxlyw.pdf
Pereira, E. R., Assis, N. de, Zanella, A. V., & Maheirie, K. (2014). Semelhanças e dissonâncias em espaços de ensinar e aprender. Psicologia Argumento, 32(78), 39-49. https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.DS04
Pereira, E. R., & Maheirie, K. (2011). O aprender circense como experiência de ser. Psicologia da Educação, (33), 135-151. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752011000200008
Pereira, E. R., & Maheirie, K. (2016). Aprendiz circense e contemplador: Olhares que dialogam entre a incompletude e o acabamento. Fractal: Revista de Psicologia, 28(1), 134-138. https://doi.org/10.1590/1984-0292/1179
Perim, J. (2010). Circo Social brasileiro: Da ação social educativa à produção estética. In M. A. C. Bortoleto (Org.), Introdução à pedagogia das atividades circenses (Vol. 2). Editora Fontoura.
Reis, A. C. dos, & Zanella, A. V. (2014). Arte e vida, vida e(em) arte: Entretelaçamentos a partir de Vygotsky e Bakhtin. Psicologia Argumento, 32(S1), 97-107. https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.S01.AO09
Santos, C. C. G., Belluci, K., Fajtlowicz, R., & Bechara, T. S. (2012). A Linguagem Corporal Circense: Interfaces com a educação e a atividade física. Phorte.
Sartre, J. P. (1979). Questão de método (B. Prado Jr., Trad.). Difel. (Obra original publicada em 1957)
Silva, E. (1996). O circo: Sua arte e seus saberes: O circo no Brasil do final do século XIX e meados do XX [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.1996.102707
Soares, A. de S. C., & Bonatto, M. P. de O. (2022). Diálogos entre circo, educação e saúde no contexto do Programa Mais Educação. Revista Educação Pública, 22(44). https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/44/dialogos-entre-circo-educacao-e-saude-no-contexto-do-programa-mais-educacao
Sousa, J. O. A., Miranda, R. C. F., & Barragán, T. O. (2020). Ecos do circo social em Uberlândia/MG: A visão dos educadores. Linhas Críticas, 26, e28125. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28125
Souza, M. T., Silva, M. D., & Carvalho, R. (2010). Revisão integrativa: O que é e como fazer? Einstein, 8(1), 102-106. https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134
Tonini, G., & Bairrão, J. F. M. H. (2021). Presença e propósito do circo social: Uma iniciativa popular autônoma. Psicologia & Sociedade, 33, e228845. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2021v33228845
Vigotski, L. S. (1999). Psicologia da Arte (P. Bezerra, Trad.). Martins Fontes. (Obra original publicada em 1960)
Vigotski, L. S. (2009). Imaginação e criação na infância (Z. Prestes, Trad.). Editora Ática. (Obra original publicada em 1930)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.