Psicologia e artes circenses: revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v9i.18546

Palavras-chave:

arte, cultura, psicologia, psicologia social

Resumo

Introdução: Estudos sobre artes circenses vêm se desenvolvendo cada vez mais no campo científico brasileiro e por ser uma manifestação cultural potente, onde acontecem diferentes relações psicossociais, surge a necessidade de investigar, através da Psicologia, o seu papel transformador nos sujeitos envolvidos. Objetivos: Este artigo de revisão integrativa de literatura tem como objetivo investigar o que há e como se constituem produções acadêmicas no âmbito das artes circenses e psicologia, relacionadas a aspectos psicossociais e desenvolvimento humano. Método: Foram realizadas buscas nas bases de dados: Pepsic, Scielo e BVS (LILACS) e, mediante critérios de inclusão e exclusão, foram recuperados seis artigos, organizados em três dimensões de análise: 1) Circo como ferramenta em processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, 2) Circo como mediador na constituição de sujeitos e 3) Circo como ferramenta social e de inclusão. Resultados: O total de publicações sob a forma de artigos (6) envolvendo Circo e Psicologia indica que a área precisa de mais estudos teóricos e investigações empíricas. Os resultados encontrados apontam que a arte circense é uma potente ferramenta em processos de aprendizagem, sendo uma importante mediadora na constituição de sujeitos e no seu desenvolvimento e possui significativa relevância social na vida destes sujeitos. Conclusão: Através deste trabalho, foi possível concluir que existem poucos trabalhos desenvolvidos sobre articulações entre psicologia e arte circense, os trabalhos analisados demonstraram que a arte circense favorece cuidados, estabelece vínculos e promove saúde, sendo, portanto, um abundante campo de investigação para estudos da psicologia.

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Biografia do Autor

  • Rafaela Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia - MG/Brasil

    Mestre em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui Especialização Lato Sensu em Psicologia do Esporte pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Formação técnica em Artes Circenses pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), sendo bolsista pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE).

  • Eliane Regina Pereira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia – MG/Brasil

    Professora no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2025-01-31

Edição

Seção

Revisão Teórica

Como Citar

Psicologia e artes circenses: revisão integrativa da literatura. (2025). Psi Unisc, 9. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v9i.18546