Doença Meningocócica: Características Epidemiológicas do Hospital Municipal Souza Aguiar no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil entre 2010-2014

Autores

  • Fernando Pessuti Universidade Federal Fluminense (UFF). Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA). Universidade Estácio de Sá (UNESA).
  • Dina Soriano
  • Bruno Boechat Maciel

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v6i2.6618

Resumo

A doença meningocócica (DM) representa uma importante preocupação à saúde pública mundial. No âmbito do estado e da cidade do Rio de Janeiro a DM possui primordial relevância, tendo sido historicamente fonte de vários surtos e epidemias. Esse estudo longitudinal retrospectivo tem como objetivo analisar as características epidemiológicas das internações por doença meningocócica no Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA) a partir de três variáveis: sexo, idade, motivo de alta ou evolução entre o período de janeiro de 2010 a abril de 2014. Esses dados apontam numericamente o perfil dos pacientes diagnosticados com DM no HMSA, destarte, pode auxiliar o sistema de vigilância epidemiológica do município do Rio de Janeiro a intervir mais especificamente tanto no que tange a prevenção de incidência quanto de óbitos decorrentes das infecções meningocócicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Pessuti, Universidade Federal Fluminense (UFF). Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA). Universidade Estácio de Sá (UNESA).
    Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Downloads

Publicado

2016-04-04

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Como Citar

Doença Meningocócica: Características Epidemiológicas do Hospital Municipal Souza Aguiar no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil entre 2010-2014. (2016). Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 6(2), 81-84. https://doi.org/10.17058/reci.v6i2.6618