Notificação de infecções em unidade neonatal com critérios nacionais.

Autores

  • Janita Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Lêni Márcia Anchieta Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Lenize Adriana de Jesus Hospital das Clínicas da UFMG.
  • Fabiane Scalabrine Pinto Hospital das Clínicas da UFMG.
  • Guilherme Augusto Armond Hospital das Clínicas da UFMG.
  • Wanessa Trindade Clemente Faculdade de Medicina da UFMG.
  • Maria Cândida Ferraz Bouzada Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Roberta Maio de Castro Romanelli Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v3i3.3954

Resumo

Justificativa e Objetivos: : O controle de infecções relacionadas à assistência a saúde em neonatos representa um desafio e um sistema de vigilância ativa é essencial definir medidas preventivas. Este estudo tem como objetivo descrever as principais topografias e indicadores de infecções relacionadas à assistência a saúde em Unidade Neonatal conforme os critérios de vigilância epidemiológica estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Métodos: Trata-se estudo transversal, observacional, prospectivo, realizado de 2009 a 2010. Foram incluídos todos os pacientes sob risco e a notificação de infecções seguiu os critérios recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Análise estatística, com cálculo da densidade de incidência de infecções, frequência e percentual de microrganismos, mortalidade, letalidade e densidade de incidência de infecções associadas a procedimentos invasivos. Resultados: Foram acompanhados 609 neonatos sob risco, totalizando 13.215 pacientes-dia no período. A densidade incidência de infecção foi de 26,3 por 1000 pacientes-dia, predominando infecção de corrente sanguínea (58,8%). Em 116 (33,4%) casos de infecções notificadas, houve isolamento de microrganismo, predominando Staphylococcus coagulase negativo. Conclusão: Os principais indicadores de infecções e topografias foram semelhantes a outros estudos conduzidos previamente. A definição de parâmetros de vigilância epidemiológica de infecções relacionadas à assistência a saúde em nível nacional é fundamental para o planejamento de ações com o objetivo de prevenir estes agravos em populações suscetíveis como neonatos. Descritores: Vigilância Epidemiológica, Infecção Hospitalar, Neonatologia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lêni Márcia Anchieta, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.
    Doutora em Saúde da Criança e Adolescente, Faculdade de Medicina da UFMG. Professora do Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Lenize Adriana de Jesus, Hospital das Clínicas da UFMG.
    Estatística. Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG.
  • Fabiane Scalabrine Pinto, Hospital das Clínicas da UFMG.
    Mestre em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina UFMG. Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG.
  • Guilherme Augusto Armond, Hospital das Clínicas da UFMG.
    Especialista em Prevenção e Controle de Infecções. Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG.
  • Wanessa Trindade Clemente, Faculdade de Medicina da UFMG.
    Doutora em Infectologia e Medicina Tropical. Professora do Departamento de Propedêutica Complementar, Faculdade de Medicina da UFMG.
  • Maria Cândida Ferraz Bouzada, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.
    Doutora em Saúde da Criança e Adolescente, Faculdade de Medicina da UFMG. Professora do Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Roberta Maio de Castro Romanelli, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.
    Doutora em Saúde da Criança e Adolescente, Faculdade de Medicina da UFMG. Professora do Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2013-07-04

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL

Como Citar

Notificação de infecções em unidade neonatal com critérios nacionais. (2013). Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 3(3), 75-81. https://doi.org/10.17058/reci.v3i3.3954