(IN)SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA INDÚSTRIA DA MODA: A RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL E OS REFLEXOS PARA O MERCADO DE CAPITAIS
CORPORATE RESPONSIBILITY AND THE REFLECTIONS FOR THE CAPITAL MARKET
Resumen
Discorre sobre a evolução do vestuário até o desenvolvimento da moda como um fator de consumo, sua importância para a economia e como uma expressão identitária. Apresenta o impacto ambiental ocasionado pela indústria da moda, de forma mais intensa nos modelos fast fashion, e as principais dificuldades para o controle e regulação da atividade, especialmente quando transfronteiriça, ainda que com vasta produção legislativa a respeito. Disserta sobre a responsabilidade empresarial em seus aspectos jurídicos, econômicos e sociais bem como a insustentabilidade do atual modelo produtivo. Analisa as possibilidades de auxílio de metodologias advindas das Ciências Econômicas para uma melhor regulação normativa bem como o desenvolvimento no cenário internacional do conceito Ambiental, Social e Governança, medidas que embora não vinculantes adquiriram ampla adesão no meio empresarial, com destaque para o mercado de capitais, alterando os indicadores de investimento, ocasionando reflexos no setor da moda. Trata-se de pesquisa básica, realizada pelo método dedutivo, mediante a análise de legislação, jurisprudência e doutrinas impressas e digitais.