A superação da dicotomia público versus privado e a concepção solidarista de acesso à justiça no ensino do direito
DOI:
https://doi.org/10.17058/rdunisc.v3i53.11369Keywords:
Dicotomia público versus privado, Ensino Jurídico, Justiça., SolidarismoAbstract
O presente artigo teve como objetivo verificar o que se pode considerar como "acesso à justiça" nos termos atuais, considerando a superação da dicotomia público versus privado, e como ocorre o ensino desta concepção nos cursos de Direito. Com este objetivo foi realizada a pesquisa bibliográfica na doutrina especializada no tema. Concluiu-se que há um distanciamento entre a formação que seria capaz de promover um acesso à justiça efetivo e a formação que é ofertada atualmente nos cursos de graduação em Direito. O excesso de legalismo dos cursos de Direito e o apego a percepções ultrapassadas, tais como a separação entre direito público e direito privado, é um dos fatores que contribui para que o Poder Judiciário encontre dificuldades para solucionar as demandas que a ele são levadas.Downloads
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2017-12-30
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Artigos
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Declaro ser inédito o presente artigo, bem como não estar o mesmo sujeito a qualquer outro editor. Declaro saber que não haverá nenhuma remuneração em virtude da publicação do mesmo, não cabendo nenhum direito autoral de cunho patrimonial.How to Cite
A superação da dicotomia público versus privado e a concepção solidarista de acesso à justiça no ensino do direito. (2017). Revista Do Direito, 53, 104-120. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v3i53.11369