v. 15 n. 2 (2009)

Publicado: 2011-03-17

Editorial

  • Editorial

    Wanderleia Elizabeth Brinckmann, Olgario Paulo Vogt
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1962

Artigos

  • CONSTRUINDO GÊNERO: A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE FEMINISTA ATRAVÉS DO DISCURSO DO PERIÓDICO RIO-GRANDINO ‘O TEMPO'

    Ana Luiza Timm Soares
    7-18
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1838
  • ENTRE LÁGRIMAS E RISADAS: O ENSINO DO PERÍODO MÉDICI ATRAVÉS DAS CHARGES D’O PASQUIM

    Ananda Simões Fernandes, Charles Sidarta Machado Domingos
    19-30
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1839
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: PENSANDO A INTERDISCIPLINARIDADE

    André Luiz Portanova Laborde, Cassiano Paes da Silva
    31-42
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1840
  • JESUÍTAS E A EDUCAÇÃO INDÍGENA: REPRESENTAÇÕES E PERMANÊNCIAS NA HISTORIOGRAFIA

    Ester Rosa Ribeiro
    43-49
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1843
  • HISTÓRIA DA CIDADE, TRANSFORMAÇÃO NO MEIO: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR

    Gabriel de Freitas Focking
    50-57
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1844
  • A EXISTÊNCIA DE UM “CAMPO DE CONCENTRAÇÃO” EM 1964 EM ITAQUI NO RIO GRANDE DO SUL

    Graciele Martini de Azevedo
    58-67
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1845
  • IDENTIDADES EM CRISE

    Jussemar Weiss
    68-79
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1846
  • O ÍNDIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PARA ALÉM DO COCAR, DO ANDAR NU E DA OCA

    Maria de Fátima Santos da Silva, Caroline Terra de Oliveira, Cauê Lima Canabarro
    80-90
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1847
  • QUANDO O ESTADO INTERVÉM: APONTAMENTOS SOBRE A LEI DO VENTRE LIVRE DE 1871

    Melina Kleinert Perussatto
    91-102
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1848
  • CINEMA E HISTÓRIA: REFLEXÕES A PARTIR DA SALA DE AULA

    Rafael Hansen Quinsani
    103-115
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1849
  • ENSINO ESCOLAR DE HISTÓRIA COMO ALFABETIZAÇÃO HUMANÍSTICA

    Ricardo de Aguiar Pacheco
    116-123
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1850
  • “A CONSCIÊNCIA NÍTIDA DOS DIREITOS, EIS O QUE SE TORNA IMPRESCINDÍVEL!” A LUTA POR DIREITOS NA FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA: OS FERROVIÁRIOS DA ESTRADA DE FERRO SÃO PAULO RIO GRANDE – 1930-35.

    Rossano Rafaelle Sczip
    124-133
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1851
  • UMA NOVA PERSPECTIVA DE ENSINO DA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL: DO MITO DO GAÚCHO E DA IMIGRAÇÃO EUROPÉIA À ESCRAVIDÃO AFRICANA

    Sarah Calvi Amaral Silva
    134-144
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1852
  • REGIME MILITAR, LUTA ARMADA E REPRESSÃO NO RIO GRANDE DO SUL: O CASO DA AUDITORIA MILITAR DE SANTA MARIA

    Taiara Souto Alves
    145-155
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1853
  • “NÃO TÁ MORTO QUEM PELEIA” – OS DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA DIANTE DA ATUAL REALIDADE ESCOLAR.

    Valeska Garbinatto
    156-168
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1854
  • A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SANTA CRUZ DO SUL

    Viviane Inês Weschenfelder, Olgário Paulo Vogt, Nadir Emma Helfer
    169-178
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1855
  • A CULTURA NEGRA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: MAQUETES COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE VALORES HUMANOS.

    William Molinos Lopes, André Luis Ramos Soares
    179-186
    DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1856